Esse era um ano promissor para o mercado automotivo que, depois da forte crise, vinha se recompondo.
Mas o imprevisto derrubou a todos e as montadoras estão suspendendo suas operações no mundo todo e aqui também. Fábricas estarão ou já estão paradas e os funcionários, em casa.
Hoje a Volkswagen do Brasil anunciou que sua frota de 100 veículos está à disposição das Prefeituras de São Bernardo do Campo/SP, Taubaté/SP, São Carlos/SP, São José dos Pinhais/PR, localidades onde a empresa mantém fábricas, e para o Governo do Estado de São Paulo.
O objetivo principal é apoiar o deslocamento de enfermeiros e médicos além de oferecer transporte para medicamentos e equipamentos de saúde, cabendo às autoridades julgar as necessidades que apresentam e usar os carros. O presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si disse que: “A liderança da Volkswagen na região segue unida e trabalhando à distância para fazer tudo que está ao nosso alcance no apoio à comunidade”,
Outras marcas presentes nos EUA como Fiat Chrysler e Ford anunciaram que continuam trabalhando criando recursos para conter a Pandemia no exterior. A Ford se juntou à 3M e GE Healthcare para aumentar a produção de respiradores, aproveitando os ventiladores de assentos usados na picape F-150, vai produzir esses respiradores em algumas plantas no Estado de Michigan, aumentando em vezes a produção junto à 3M.
A Fiat Chrysler declarou que está totalmente focada para produzir mais de um milhão de máscaras faciais com o destino para os hospitais, profissionais de saúde e clínicas de saúde.