Muitas especulações e notícias adiantadas sobre o cancelamento do Salão do Automóvel 2020; assim foi essa semana. Agora a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em coletiva realizada hoje, confirmou o cancelamento da edição desse ano por decisão unânime das montadoras tomada ontem. Adiado para 2021!
Várias marcas já haviam inclusive enviado releases aos jornalistas confirmando a não participação desse ano, como Toyota, Hyundai e Chevrolet.
A Hyundai inclusive enviou o seguinte comunicado:
“Fev. 4, 2020 – A Hyundai Motor Brasil informa que não participará do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2020. “A estratégia global da Hyundai vem valorizando, desde o ano passado, eventos com formatos diferenciados e foco maior no ser humano, proporcionando um engajamento mais exclusivo com seus clientes e públicos interessados. Avaliamos bastante a situação aqui no Brasil e decidimos substituir a participação no Salão do Automóvel por outras atividades mais exclusivas ao longo do ano”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.”
Essa é uma tendência mundial, como pudemos observar em outros Salões ao redor do mundo, com a Volkswagen informando que provavelmente não participará do Salão de Paris esse ano e a Audi confirmou que não vai participar dos Salões de Nova York e Detroit.
Acredito que o mundo está mudando muito e a forma de se comunicar com seu público também. A relação está cada vez mais humanizada, esse é um caminho sem volta e Salões são eventos grandiosos, muito caros e que deram certo em outros momentos de comunicação com as pessoas.
Hoje, o que se prioriza são experiências, e mesmo havendo test-drives de algumas marcas, o evento “Salão do Automóvel” todo ficou muito caro para as montadoras que preferem investir essa verba de outra forma.
Vamos aguardar o que virá!