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Industria AutomobilisticaRenault

Renault Duster 2021 chega com preço do antigo e perde motor 2.0

por Claudio Carsughi 06/03/2020
por Claudio Carsughi 06/03/2020
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Frente do Renault Duster 2021

Foto: Gabriella Carsughi

Ontem foi apresentado à imprensa o novo Renault Duster, versão 2021, com preços que partem de R$ 71.790 na versão Zen com câmbio manual, sendo exatamente o mesmo preço do antigo Duster na versão Expression 1.6.

Na Europa o Duster foi lançado no ano de 2010 sob a marca Dacia, que continua até hoje. Teve um face-lift em 2013, mas a grande mudança ocorreu no Brasil agora, eliminado o motor 2.0 e a versão com tração 4×4. Agora apenas motores 1.6 SCe que gera 120cv e 16,2 kgfm. Uma novidade é o sistema start-stop, com chave cartão hands free mas ainda mantém o antigo tanquinho para partida a frio.

Uma das muitas mudanças foi em relação à suspensão, que veio mais robusta, as rodas, nas versões superiores, são de liga-leve e aro de 17 polegadas, estrutura 12,5% mais rígida, direção elétrica, coluna de direção com controle de altura e profundidade e controle de tração e estabilidade, assistente de rampa de série. Os air bags ainda continuam sendo apenas duplos.

Antes e depois da remodelagem do Renault Duster

Foto: Gabriella Carsughi

A maior mudança no visual do novo Duster foi nas lanternas traseiras, que deixaram a forma vertical e adotaram um visual quadrado, sendo impossível não remeter nossa lembrança ao seu grande concorrente, o Jeep Renegade. Além disso, novas grades frontais mudaram totalmente o estilo dele, aumentando a imagem de robustez que ele passa.

Com relação ao tamanho, a Renault fez o Duster crescer 4 cm, tendo agora 4,376m de comprimento, 1,693 m de altura, 1,832 m de largura e 2,673 m de entre eixos, mantendo o porta-malas que é o maior da categoria com 475 litros e tanque de combustível de 50 litros aproximadamente.
Um dado interessante para quem busca esse tipo de carro são as medidas dos ângulos de entrada e saída, sendo nesse caso de 30° e 34,5°, respectivamente. Só para lembrar, do Jeep Renegade Trailhawk os ângulos são de
Sucesso no Brasil, foram produzidas até hoje 358 mil unidades e vendidas mais de 280 mil. No mundo, já vendeu mais de 3,2 milhões de unidades.

Traseira do Renault Duster 2021

Foto: Gabriella Carsughi

Tendo 237 mm de altura livre do solo, o SUV da Renault apresenta bons ângulos de entrada e saída, respectivamente 30° e 34,5°. Só para comparar, o Jeep Renegade Trailhawk tem respectivamente 30 e 33 graus.

No interior as mudanças também foram muito grandes, apresentando um painel redesenhado, novo console central com novas saídas de ar, nova central multimídia Easy Link com uma tela de 8’’, mais moderna e conectada, permitindo que até dois celulares sejam pareados ao mesmo tempo, além de permitir que cinco pessoas façam telas personalizáveis na central multimídia. O ar condicionado digital tem oito velocidades e 19 opções de temperaturas que variam entre 17,5°C e 26,5°C.

Bancos dianteiros novos com espumas mais longas, encosto com maior espessura e laterais maiores e novos apoios de cabeça e braço, são mais novidades do interior.

Interior do novo Renault Duster com foco no painel

Foto: Gabriella Carsughi

Uma importante novidade do Duster 2021 é o sistema Multiview, contando com quatro câmeras (uma dianteira, duas laterais e uma traseira), permitindo ao motorista escolher a visualização entre as imagens pelo EasyLink para obter uma visão de todas as direções do veículo.

No Novo Duster 2021, os ocupantes do veículo têm mais espaço para guardar seus objetos. O modelo atual oferece 1,5 litro a mais de espaço do que o modelo anterior, atingindo 20,3 litros no total, melhorando a praticidade a bordo.

As novas versões são três, além da PCD (a qual ainda não foi lançada e se chamará Life) sem valor divulgado, mas obviamente menor que R$ 70.000,00, são as seguintes:

Zen (a partir de R$ 71.790) – Barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED​, airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas​, Stop & Start​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de aço 16”​, rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​ e chave canivete​. Opcionais: Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16”.

Zen CVT X-TRONIC (a partir de R$ 77.790) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.

Intense CVT X-TRONIC (a partir de R$ 83.490) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, barras de teto cromadas​, aplique prateado nos para-choques​, faróis de neblina​, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16”​, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera , ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade. Opcional: banco de couro.

Iconic CVT X-TRONIC (a partir de R$ 87.490) – Todos os itens da versão Intense – CVT X-TRONIC + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas e apoio de braço.

Confira abaixo mais fotos:

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DusterDuster 2021EasyLinkIconicIntenselanternaporta-malasRenaultRenault DusterRenegadeZen
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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