A CBF garantiu que seguirá com os Estaduais. A maior entidade do futebol brasileiro, assegurou que em breve disponibilizará as datas para que as competições regionais sejam finalizadas, conforme foi publicado, hoje, pelo UOL.
Isso significa que a CBF está muito otimista em relação ao fim do período de isolamento recomendado pelo Ministério da Saúde, pela OMS e por uma boa parte dos governos estaduais, para manter a disputa dos estaduais e a mesma fórmula do Campeonato Brasileiro, com 38 rodadas e com término previsto para dezembro.
Por mais que o retorno dos estaduais aconteça em meio à proliferação do coronavírus pelo país, ou seja, enquanto o número de transmissões só aumenta e está longe de ser reduzido, a medida é baseada em acordos com os clubes. Não há expectativa de que ocorra muito em breve, mas para manter a atual temporada sem manutenções, a medida demonstra todo o otimismo da CBF.
Aos olhos dos times menores
Para alguns clubes, isso será maléfico. Como exemplo, o Santo André, que não terá estádio para jogar – visto que a prefeitura está adaptando o estádio municipal Bruno José Daniel para transformá-lo em hospital de campanha a partir de 25 de abril – e só quatro jogadores do elenco terão contrato mantido depois do dia 15 de abril.
O fato é lamentável pelo clube do ABC Paulista ter feito a melhor campanha do Estadual de São Paulo. Além disso, o Santo André não disputa nenhum torneio nacional, nem mesmo séries C ou D do Brasileiro. É o mesmo caso do Água Santa, que também é candidato a avançar ao mata-mata do Campeonato Paulista.
Mas analisando os lados de times como Novorizontino, Guarani e até do próprio Água Santa, o Estadual é oportunidade única de bons rendimentos no ano.