No ano de 1987, Ford e Volkswagen estabeleceram uma aliança à qual deram o nome de Autolatina. Nesse acordo, a Volkswagen tinha 51% do controle de ações e a Ford tinha 49%. No entanto, a fabricação efetiva dos produtos só começou em 1990 (na fábrica de General Pacheco, Argentina) e cada marca manteve sua identidade visual, pois não foi uma fusão das marcas e sim um acordo operacional com benefícios para ambas. Quando acabou o acordo, cada uma ficou com uma parte.
Vale lembrar inclusive que, na época, não existia ainda o uso da internet largamente difundido e a comunicação com a Rede de concessionários era feita através de um programa chamado “FORD SAT” onde inclusive o Carsughi participou e consistia em abrir um canal de comunicação através de satélite ao vivo, onde se falava diretamente com todos e dúvidas eram respondidas em “real time”, além de poder instruir e treinar o pessoal.
Ano passado foi anunciado o primeiro acordo de aliança global entre Volkswagen e Ford para desenvolverem vans comerciais e picapes para o mercado mundial a partir de 2022.
Essa semana a Volkswagen, depois de ter mostrado a primeira imagem da frente do seu próximo SUV, o Nivus, aproveitou para mostrar o esboço da nova picape Amarok, que vai ser desenvolvida em parceria com a Ford, dando origem também ao novo projeto da Ranger. Ambas devem ser lançadas em 2022.
Importante notar que, como se trata de um esboço, portanto um desenho, há exageros que não devem refletir a verdadeira imagem, mas podemos observar um estilo dianteiro novo, com faróis integrados à grade formando um “X”, que nos lembra a atual frente da Mitsubishi Triton. Além disso, ficou bem marcada a imagem do nicho onde estão os faróis de neblina, dando bastante destaque a eles. E como esboço, é recheada de acessórios e apelo off-road.
Agora há uma grande expectativa com relação aos motores que serão usados, que podem ser 2.2 ou 3.2 turbodiesel da Ranger, além de adquirir tecnologias de segurança como controle adaptativo de velocidade e frenagem automática de emergência.
Enfim, com essa aliança, ambas marcas e produtos vão sair mais completos!