Em 1965 a Alfa Romeo apresentou sua primeira versão da Alfa Romeo Giulia GTA, no Salão de Amsterdan. A mecânica era baseada na Giulia Sprint GT e ela vinha com uma carroceria de alumínio que lembrava o design da versão coupé, mas com outros componentes que a deixavam mas leve, como elementos mecânicos de magnésio e janelas de plexiglas (um plástico duro). Assim o resultado final era um carro que pesava de 745 kg, nada menos que 205 kg a menos que a versão de série.
Em paralelo a isso a Autodelta (nome da equipe oficial de corridas da Alfa Romeo) desenvolveu o motor quatro cilindros de 1.570 cm³ nas versões de competição, chegando a 170 cv de potência. Daí vem a origem esportiva da Giulia GTA.
Agora, passados 15 anos, a Alfa Romeo relança a Alfa GTA que pode ser vista no Salão de Genebra na versão digital, pois o Salão da forma como acontecia, física, foi cancelado devido ao Coronavírus. Com edição limitada a 500 unidades nos modelos GTA e GTAm ( essa última é a versão homologada tanto para rua como para pista), se fizer parte do seu sonho será necessário esperar que os preços sejam divulgados oficialmente. De qualquer forma já está aberta a pré- reserva para as duas versões e antes da entrega, o cliente ganhará um “welcome kit” composto por uma capa para o carro personalizada, um capacete Bell, macaão de corrida, luvas, sapatos Alpinestars além de um curso de pilotagem.
A Giulia GTAm tem apenas dois bancos e na parte de trás há um compartimento para guardar dois capacetes e o extintor.Várias partes foram feitas em fibra de carbono, para diminuir o peso, tanto partes da cabine como do motor, totalizando o peso de 1.520 kg ( 100 kg mais leve que a Quadrifoglio).
Na versão Alfa Romeo Giulia GTA existem os quatro assentos, com kit aerodinâmico de fibra de carbono, fazendo com que a marca atribua ao carro a possibilidade de ser um “carro de família”.
O desempenho dela é esplêndido fazendo, segundo a marca, de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos,usando a função “launch control” do câmbio automático de oito velocidades. Esse número só é alcançado graças aos 540 CV de potência do motor V6 biturbo de 2.9 litros, com uma ótima relação peso/potência de 2,82 Kg/CV.