O Virtus foi um sucesso desde seu lançamento em 2018. Vencedor da Premiação Carsughi-L’Auto Preferita 2018 na categoria melhor carro 1.0 e de outros prêmios. Foi construído sobre a estratégia modular MOB e se tornou uma referência no segmento, tendo sido avaliados quesitos como segurança, dirigibilidade, conforto, motor entre outros.
Frente ao bom desempenho, o Virtus ganhou agora, assim como seu irmão menor, o Polo, a versão GTS, com motor 250 TSI (1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque com etanol ou gasolina) e com câmbio automático de seis velocidades. Esse motor, fabricado no interior de São Paulo, na cidade de São Carlos, é da família EA211, pertencente também ao Jetta, T-Cross, Polo GTS e Tiguan e uma das suas melhores características é oferecer baixo consumo de combustível com alto desempenho e durabilidade.
Visual
Na parte externa o Virtus GTS tem novos os faróis full LED, grade do radiador tipo colmeia com o logo “GTS” e um filete vermelho lugando os dois faróis e novo para-choque. As rodas tem 17″ e são diamantadas, com pneus 205/50 , apropriados para oferecer esportividade ao condutor.
Na parte traseira ele tem defletor na cor preta sobre a tampa do porta-malas, as capas dos espelhos são pintadas de preto brilhante e as lanternas são escurecidas.
A parte interna o mesmo volante do Polo GTS, bancos, teto e laterais de porta pretos e bom apoio ao corpo em curvas tanto do assento como apoio de cabeça que vem integrado, lembrando carros de competição, Para quem senta atrás, há um ótimo espaço do banco da frente, pois o entre-eixos do Virtus é de 2,65 metros.
Uma sacada muito boa da marca é oferecer ao motorista a opção de modos de condução, variando entre “normal”, “ecológico”, “individual” ou “esportivo”, sendo que quando esse é ativado, muda o ronco do motor, graças ao atuador sonoro.
Equipamentos
Seguem os mesmos do POLO GTS, sendo sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz. Além disso tudo ainda tem sensor de fadiga , de chuva e crepuscular e piloto automático.
Foi lançado em duas cores sólidas (Preto Ninja e Branco Cristal) e três metálicas (Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay – esta exclusiva para as versões GTS de Polo e Virtus).
Segurança
O Virtus GTS vem equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série), ele atua aumentando a agilidade e diminuindo a necessidade de movimentação do volante, funcionando em qualquer tipo de piso.Além disso ele vem com o sistema de frenagem autônoma.
O preço dele parte de R$ 104.940 , enquanto o Polo GTS custa R$ 99.470. Analisando, o Virtus GTS custa R$ 4.950 mais caro que um Jetta 250 TSI em sua versão de entrada.