Mesmo sendo velha conhecida no mercado, a Nissan Frontier está longe de ser a primeira escolha do brasileiro na hora de fechar negócio. Emplaca pouco mais de 20% do volume de sua principal rival – enquanto vendeu 673 unidades em janeiro, a Toyota Hilux emplacou 3.311 modelos, apontam os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Mas, qual será o motivo? Aliás, tem motivo?! Para desvendar este mistério, resolvemos avaliar a configuração intermediária (Attack) da picape, que custa R$ 157.990.
A nova versão da Frontier conta com mimos como câmera de ré, ar-condicionado (manual) com saídas traseiras, direção hidráulica, entradas USB e auxiliar, volante multifuncional com acabamento em couro e ajuste de altura, air bags frontais e os controles de tração e estabilidade, e automático de descida – uma mão na roda quando em trechos fora-de-estrada. De quebra, tem adesivos pretos na carroceria, que dão ar mais esportivo ao modelo, conferido também pelo estribo lateral, rack de teto, faróis, rodas (16″) e outros componentes, que levam tom escurecido.
A bordo do modelo, tanto o péssimo asfalto da capital paulista, assim como buracos, erosões e lama não foram empecilhos para o modelo da fabricante japonesa – que é fabricado na Argentina. O excelente conjunto de suspensões dá conta do recado e não deixa com que os incômodos sacoleijos perturbem a vida dos ocupantes a bordo, assim como acontece na maioria dos concorrentes.
Na motorização, o 2.3 bi-turbo, de 190 cv (todas as configurações contam com a mesma litragem, sempre a diesel) é bastante eficaz. Sem contar o fôlego extra, conferido pelo torque de 45,9 kgfm. O câmbio, de engates suaves, tem transmissão automática e sete velocidades nesta versão de acabamento – a de entrada conta com câmbio manual.
Durante o test-drive também foi possível explorar a tecnologia embarcada desta grandalhona, que tem sistema de tração 4×4. Tudo é acionado pelo botão giratório, pertinho da alavanca de câmbio.
TECNOLOGIA
Voltando à tecnologia, a marca oferece – como item de série – o sistema multimídia A-IVI com Android Auto & Apple Car Play, com tela sensível ao toque de 8 polegadas. Quanto à operação, fácil manuseio e comandos ao alcance das mãos – ponto para a ergonomia, aliás.
QUATRO CONFIGURAÇÕES
A Nissan Frontier tem quatro versões de acabamento. A primeira delas, a S, é voltada a frotistas e sai por R$140,9 mil. Na segunda posição, a Attack, aqui avaliada, custa R$ 157.990, conforme supracitado. Já as duas mais caras, XE e LE, custam, respectivamente, R$177.990 e R$197.990.
Com o preço na média, tá na hora de admirar a Frontier com outros olhos, consumidor brasileiro… Afinal, é um bom modelo, com procedência excelente e um dos mais econômicos da categoria.
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