O Liverpool está perto de chegar ao 40º jogo invicto no Inglês; à 8ª partida sem sofrer gols. Uma campanha histórica pela Premier League, que credencia Klopp ao posto mais alto entre os treinadores do mundo, lugar que demorou para alcançar.
Esse time do Liverpool tem uma estrutura tática impecável. Klopp opta por um estilo de jogo de aproximação. Em resumo, defensivamente, quando o adversário pega a bola, há pelo menos cinco atletas dos Reds cercando o oponente de muito perto. Ele fica com poucos espaços para dribles e passes. Já ofensivamente, o estilo mantém: sempre há um jogador perto como opção.
A supremacia do Liverpool é nítida, e os números comprovam. Nas últimas sete partidas, os adversários finalizaram 46 vezes ao patrimônio de Alisson, uma média de 6,6 finalizações sofridas por jogo. Dessas, somente 14 foram no alvo.
Os números impressionam ainda mais quando comparados aos dados ofensivos. No mesmo período, o Liverpool finalizou 102 às metas adversárias, sendo que em 44 tinham direção ao alvo e, destas, 15 gols foram marcados.
Benfica
Fala-se muito sobre o momento do Liverpool no Inglês, mas na grande maioria dos casos a situação do Benfica no Português é ignorada. Nesta temporada, o clube soma 16 vitória e apenas uma derrota em 17 jogos, pelo campeonato nacional. Foram 46 gols marcados e somente seis sofridos.
Evidentemente que não dá para comparar o nível técnico do Campeonato Português com o do Inglês, mas o Benfica também faz uma campanha admirável nesta temporada.