Hoje o Polo Automotivo da Fiat produziu a última unidade da station wagon Palio Weekend, depois de 23 anos de produção. Derivada do Palio, tinha por diferença a suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar.
Desde que foi lançada em 1997, a Palio Weekend se tornou representante de uma das categorias mais importantes da época, oferecendo robustez, muito bom espaço interno e o maior porta-malas da categoria, com 460 litros. Com essa fórmula, a Fiat contabilizou a venda de mais de 530 mil unidades na história do modelo.
Porém o gosto do consumidor foi mudando ao longo de tempo e os SUVs caíram rapidamente no gosto dos brasileiros, fazendo com que as vendas das peruas de uma forma geral, entrasse numa curva vertiginosamente descendente.
O Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil, Herlander Zola, se pronunciou dizendo: “Nos mantivemos sempre atentos ao que o consumidor procura, por isso entramos em uma fase acelerada de mudança na Fiat. Para atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs”, concluiu o executivo.
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A Palio Weekend foi lançada em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no país. A partir daí a Fiat promoveu inovações que acompanharam a Weekend em sua trajetória no mercado nacional;
1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;
2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;
2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;
2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4×2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.
2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;
2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;
2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend;
Adeus, Palio Weekend, que venham mais SUVs!