Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaKIA

Kia Rio chegou para brigar com Polo, Onix e Palio

por Claudio Carsughi 28/01/2020
por Claudio Carsughi 28/01/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Foto externa do novo Kia Rio 2020

Foto: Divulgação

A Kia apresentou ao mercado seu mais novo produto, o Kia Rio, um hatch que se situa numa das faixas mais cobiçadas do mercado nacional e que, em sua primeira impressão, mostrou qualidades para se colocar na disputa. Isto tanto no que se refere à qualidade do produto como ao preço anunciado, com a versão de entrada LX custando R$69.990 e a de topo EX R$78.990.
O Kia Rio foi lançado, em seu primeiro modelo, no ano de 2000, para em 2005 surgir sua segunda geração, em 2011 a terceira e em 2016 a atual, à qual se somou, no mesmo ano, uma versão sedan, porém nunca antes foi lançado no Brasil devido ao câmbio.
Vale dizer que, em nossa opinião, o design do hatch é mais atraente do que o do sedan, pelo que a escolha do Grupo Gandini, que aqui é responsável pela montadora, fez a escolha correta. Naturalmente, respeitando todas as opiniões contrárias.

Foto externa traseira do novo Kia Rio 2020

Foto: Divulgação

O motor escolhido para o Kia Rio 2020, entre os vários disponíveis (1.2, 1.4, 1.0 turbo e 1.6) foi este último, denominado Hyundai Gamma, com bloco e cabeçote em alumínio, injeção direta, naturalmente duplo comando de válvulas e tudo o mais que um motor moderno costuma ter. Suas medidas, com cilindros de 77 mm de diâmetro e 85,44 mm de curso, indicam desde logo que se buscou privilegiar o torque e não a potência. Assim, aos 130 cv a 6.000 rpm (com etanol), se contrapõe l6,43 mkgf a 4.850 rpm de torque, numa curva bem interessante desde as baixas rotações, dando ao motorista uma agradável sensação de elasticidade. Para os menos acostumados às expressões tecnologicamente corretas, é geralmente percebido como “força” do motor.
A transmissão é um clássico automático, mas com 6 marchas, o que configura um interessante passo à frente em relação ao passado de muitos produtos semelhantes e seu funcionamento é correto, como, aliás, se espera de qualquer bom produto automotivo.

Carsughi junto ao Kia Rio 2020

Rodando o Kia Rio não tem nenhuma pretensão esportiva. mas dispõe de correta aderência e estabilidade, sua frenagem não apresenta qualquer desvio de trajetória e, no todo, se comporta como dele se espera. Um
tranquilo e responsável carro para uso diário, tanto urbano como rodoviário.
O acabamento se situa na média da categoria, e apenas fica faltando (como em muitos outros carros) a regulagem em profundidade da coluna de direção, de forma a permitir a obtenção da posição de dirigir ideal, seja qual for a pessoas que o dirija. É possível que este detalhe venha a ser corrigido num futuro não tão longínquo. Mas, de uma forma geral, percebe-se o cuidado com a junção das chapas, os materiais dos bancos (tecido na versão de entrada e couro na de tope) mesmo em locais, como por exemplo o porta-malas, que não saltam logo aos olhos.

Foto interna do novo Kia Rio 2020

Foto: Divulgação

O midia kit do Kia Rio tem 7 polegadas e espelha rapidamente o celular, tanto com Apple car play como Android auto, permitindo o acionamento de mensagens, WhatsApp por comando de voz.
Em suma, é um carro honesto, que não promete mais do que pode dar, mas que isto o fornece em todos os momentos. Para os americanos, seria o “value for money”…

Kia RioOnixPaliopolo
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Palio Weekend se despede do Brasil
Próximo
O rodízio do professor Luxemburgo

Você também pode gostar...

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados