A Kia apresentou ao mercado seu mais novo produto, o Kia Rio, um hatch que se situa numa das faixas mais cobiçadas do mercado nacional e que, em sua primeira impressão, mostrou qualidades para se colocar na disputa. Isto tanto no que se refere à qualidade do produto como ao preço anunciado, com a versão de entrada LX custando R$69.990 e a de topo EX R$78.990.
O Kia Rio foi lançado, em seu primeiro modelo, no ano de 2000, para em 2005 surgir sua segunda geração, em 2011 a terceira e em 2016 a atual, à qual se somou, no mesmo ano, uma versão sedan, porém nunca antes foi lançado no Brasil devido ao câmbio.
Vale dizer que, em nossa opinião, o design do hatch é mais atraente do que o do sedan, pelo que a escolha do Grupo Gandini, que aqui é responsável pela montadora, fez a escolha correta. Naturalmente, respeitando todas as opiniões contrárias.
O motor escolhido para o Kia Rio 2020, entre os vários disponíveis (1.2, 1.4, 1.0 turbo e 1.6) foi este último, denominado Hyundai Gamma, com bloco e cabeçote em alumínio, injeção direta, naturalmente duplo comando de válvulas e tudo o mais que um motor moderno costuma ter. Suas medidas, com cilindros de 77 mm de diâmetro e 85,44 mm de curso, indicam desde logo que se buscou privilegiar o torque e não a potência. Assim, aos 130 cv a 6.000 rpm (com etanol), se contrapõe l6,43 mkgf a 4.850 rpm de torque, numa curva bem interessante desde as baixas rotações, dando ao motorista uma agradável sensação de elasticidade. Para os menos acostumados às expressões tecnologicamente corretas, é geralmente percebido como “força” do motor.
A transmissão é um clássico automático, mas com 6 marchas, o que configura um interessante passo à frente em relação ao passado de muitos produtos semelhantes e seu funcionamento é correto, como, aliás, se espera de qualquer bom produto automotivo.
Rodando o Kia Rio não tem nenhuma pretensão esportiva. mas dispõe de correta aderência e estabilidade, sua frenagem não apresenta qualquer desvio de trajetória e, no todo, se comporta como dele se espera. Um
tranquilo e responsável carro para uso diário, tanto urbano como rodoviário.
O acabamento se situa na média da categoria, e apenas fica faltando (como em muitos outros carros) a regulagem em profundidade da coluna de direção, de forma a permitir a obtenção da posição de dirigir ideal, seja qual for a pessoas que o dirija. É possível que este detalhe venha a ser corrigido num futuro não tão longínquo. Mas, de uma forma geral, percebe-se o cuidado com a junção das chapas, os materiais dos bancos (tecido na versão de entrada e couro na de tope) mesmo em locais, como por exemplo o porta-malas, que não saltam logo aos olhos.
O midia kit do Kia Rio tem 7 polegadas e espelha rapidamente o celular, tanto com Apple car play como Android auto, permitindo o acionamento de mensagens, WhatsApp por comando de voz.
Em suma, é um carro honesto, que não promete mais do que pode dar, mas que isto o fornece em todos os momentos. Para os americanos, seria o “value for money”…