Há algumas décadas, os station wagons (popularmente chamados de peruas) eram voltados às famílias. Eram! De uns tempos para cá, os SUV foram chegando e tomando o espaço de outras categorias. Ainda assim, marcas premium insistem em lançar seus exemplares, como Audi, BMW, Mercedes-Benz e, claro, a Volvo, que oferece no Brasil o V60 T5 na configuração Momentum, com motor 2.0 turbo de 254 cv. Custa R$ 213.950.
Para se manter de pé, as peruas apostam no estilo. Com muito charme, o modelo que você vê nas fotos segue as linhas da família Volvo, porém, é mais grudada no chão e, inegavelmente, exala personalidade com as (opcionais e belas) rodas de liga-leve com 19 polegadas.
Além da capacidade de carga do porta-malas, de 529 litros, o que realmente conquista os admiradores é o motorzão de 2 litros turbo. Aliado ao excelente torque de 35,7 kgfm, o propulsor leva o V60 aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos.
Na prática, o modelo em questão obedece prontamente aos comandos do motorista. Mesmo pisando fundo no acelerador, as trocas de marcha (câmbio automático de oito velocidades) fazem bonito, respeitando a linearidade. Isso resulta tanto em conforto para os ocupantes – que não precisam enfrentar os incômodos trancos – e também em economia de combustível. O consumo combinado foi de 10,6 km/l, em média. Um adendo – o motor bebe apenas gasolina.
Aliás, para auxiliar na pilotagem, sistemas como Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e Pilot Assist, que mantém o carro centralizado na faixa em velocidade pré-definida, estão disponíveis no pacote.
Visual e interior
Se predicados não faltam ao V60 na mecânica, o mesmo é possível dizer em relação ao visual. O modelo não passa despercebido em lugar algum. As luzes full led e seu ‘tamanhão’ impressionam, afinal, são quase 5 metros de comprimento.
Do lado de dentro desse latifúndio, o station wagon da Volvo não poupa esforços em tecnologia e bom acabamento. Aliás, qualquer semelhança com o irmão XC60 não é mera coincidência. Ambos dividem o mesmo painel bem acabado, o mesmo quadro de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas e, sobretudo, a mesma tela central de 9″, que reúne praticamente todas as funções a bordo, como sistema de entretenimento, ar-condicionado, navegação (apenas via espelhamento de smartphone) etc.
O banco em couro também está na lista do sueco em questão, assim como o teto solar panorâmico elétrico. Porém, ficou faltando a câmera de ré, afinal, contar apenas com sensores num carro deste tamanho é falha, uma vez que o cliente já encontra o equipamento até mesmo em modelos populares, produzidos no mercado nacional.
Nada é perfeito, mas não dá para deixar de lado a possibilidade de ter um V60 na garagem apenas porque ele não tem um ou outro equipamento, ou mesmo porque seu para-choque raspa em qualquer rampa ou valeta. Além de mais barato que muitos SUVs de porte equivalente, onde fica o prazer da esportividade e, sobretudo, da exclusividade em guiar um station wagon? Infelizmente, isso, o brasileiro (sem generalizar) perdeu…