Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolvo

Volvo V60 T5 tem boa pegada, mas ainda perde espaço para SUVs

por Claudio Carsughi 18/12/2019
por Claudio Carsughi 18/12/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Foto: Vagner Aquino

Há algumas décadas, os station wagons (popularmente chamados de peruas) eram voltados às famílias. Eram! De uns tempos para cá, os SUV foram chegando e tomando o espaço de outras categorias. Ainda assim, marcas premium insistem em lançar seus exemplares, como Audi, BMW, Mercedes-Benz e, claro, a Volvo, que oferece no Brasil o V60 T5 na configuração Momentum, com motor 2.0 turbo de 254 cv. Custa R$ 213.950.

Para se manter de pé, as peruas apostam no estilo. Com muito charme, o modelo que você vê nas fotos segue as linhas da família Volvo, porém, é mais grudada no chão e, inegavelmente, exala personalidade com as (opcionais e belas) rodas de liga-leve com 19 polegadas.

Foto: Vagner Aquino

Além da capacidade de carga do porta-malas, de 529 litros, o que realmente conquista os admiradores é o motorzão de 2 litros turbo. Aliado ao excelente torque de 35,7 kgfm, o propulsor leva o V60 aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

Na prática, o modelo em questão obedece prontamente aos comandos do motorista. Mesmo pisando fundo no acelerador, as trocas de marcha (câmbio automático de oito velocidades) fazem bonito, respeitando a linearidade. Isso resulta tanto em conforto para os ocupantes – que não precisam enfrentar os incômodos trancos – e também em economia de combustível. O consumo combinado foi de 10,6 km/l, em média. Um adendo – o motor bebe apenas gasolina.

Foto: Vagner Aquino

Aliás, para auxiliar na pilotagem, sistemas como Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e Pilot Assist, que mantém o carro centralizado na faixa em velocidade pré-definida, estão disponíveis no pacote.

Visual e interior
Se predicados não faltam ao V60 na mecânica, o mesmo é possível dizer em relação ao visual. O modelo não passa despercebido em lugar algum. As luzes full led e seu ‘tamanhão’ impressionam, afinal, são quase 5 metros de comprimento.

Do lado de dentro desse latifúndio, o station wagon da Volvo não poupa esforços em tecnologia e bom acabamento. Aliás, qualquer semelhança com o irmão XC60 não é mera coincidência. Ambos dividem o mesmo painel bem acabado, o mesmo quadro de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas e, sobretudo, a mesma tela central de 9″, que reúne praticamente todas as funções a bordo, como sistema de entretenimento, ar-condicionado, navegação (apenas via espelhamento de smartphone) etc.

O banco em couro também está na lista do sueco em questão, assim como o teto solar panorâmico elétrico. Porém, ficou faltando a câmera de ré, afinal, contar apenas com sensores num carro deste tamanho é falha, uma vez que o cliente já encontra o equipamento até mesmo em modelos populares, produzidos no mercado nacional.

Foto: Vagner Aquino

Nada é perfeito, mas não dá para deixar de lado a possibilidade de ter um V60 na garagem apenas porque ele não tem um ou outro equipamento, ou mesmo porque seu para-choque raspa em qualquer rampa ou valeta. Além de mais barato que muitos SUVs de porte equivalente, onde fica o prazer da esportividade e, sobretudo, da exclusividade em guiar um station wagon? Infelizmente, isso, o brasileiro (sem generalizar) perdeu…

SUVSUV Crossover médioVolvo V60Volvo v60 T5
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Nova Opel Corsa, agora em parceria com PSA
Próximo
Enfim, Liverpool e Flamengo se reencontrarão

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência