Já discutimos por aqui sobre uma nova tendência do futebol brasileiro com relação aos treinadores. O Santos foi atrás de um estrangeiro e já fechou contrato para 2020. O clube anunciou hoje a contratação do português Jesualdo Ferreira, de 73 anos.
Desconhecido aqui na Brasil, o português acumula no currículo passagens por Rio Maior, Torreense, Acadêmica, Atlético, Estrela, FAR Rabat (Marrocos), seleção portuguesa sub-21, Alverca, Benfica, Braga, Porto, Málaga (Espanha), Panathinaikos (Grécia), Sporting, Zamalek (Egito) e Al-Sadd (Catar).
Para a opinião pública, será difícil evitar comparações com o compatriota Jorge Jesus; mas é importante deixar claro que Jesualdo Ferreira chega para dar continuidade ao trabalho de Sampaoli, autor de uma proposta de futebol absolutamente ofensivo, que rendeu o vice-campeonato nacional.
Para mim, estrangeiros são sempre bem-vindos ao futebol brasileiro. Quanto mais ideias, experiências e pluralidade tivermos no esporte, maior será o nível. Jesus e Sampaoli evidenciaram isso em 2019.