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MotoMotociclismo

Salão triste: começa o Salão Duas Rodas sem grandes marcas

por Tite Simões 22 de novembro de 2019
por Tite Simões Tite Simões 22 de novembro de 2019
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Os scooters foram os destaques deste salão (Foto: Tite Simões)

Difícil julgar qual o grande destaque do 15 º Salão Duas Rodas (de 19 a 24 de novembro, no São Paulo Expo) de 2019. Honda, Yamaha, Triumph, Kawasaki e Royal Enfield apresentaram modelos que serão vendidos em breve. Mas grandes marcas como Harley-Davidson, Ducati e BMW ficaram de fora por razões não muito bem claras.
Perdeu o público que, sem tanta variedade, vai ver um salão no qual as principais atrações estarão do lado de fora dos estandes. São atividades de test-ride, exibição de manobras radicais e exposição de motos customizadas. Estarão à disposição do público mais de 60 modelos de moto e scooters para experimentação.
Em termos de lançamento ficou claro que as duas grandes marcas que dominam o mercado pretendem se digladiar no mercado de scooters. A Yamaha apresentou o XMax 250, moderno, visual esportivo e espaço para dois capacetes. A Honda contra-atacou com o Forza 300, scooter de médio porte que está batendo recordes de vendas na Itália e com o ADV 150, scooter derivado do mega aventureiro X-Adv 750.
Para facilitar, vamos dividir por expositores, em ordem alfabética.

Honda
O estande da Honda é o maior do evento, com 78 modelos: toda linha, alguns ensaios de conceito e lançamentos. Entre os lançamentos de “verdade” foram duas novas CB 500, com visual mais café-racer na CB 500F e uma pegada mais off-road na CB 500X. Esta recebeu a roda dianteira de 19 polegadas, mais curso de suspensão, o que a colocou efetivamente no mundo fora-de-estrada. Juntas elas representam a maioria das vendas no mercado acima de 400cc que, no Brasil, considera-se “alta cilindrada”.
Outra novidade foram as CB 650 que foram reestilizadas nas duas versões. A CBR 650R ficou mais parecida com a esportiva top de linha, CBR 1000RR. Já a CB 650R também foi para o lado café-racer, se aproximando do visual da CB 1000R.

Este scooter é inspirado do X-Adv 750. (Foto: Divulgação)

Na faixa de pequenas, a novidade é a CG 160S, inspirada em uma série especial e novas cores e grafismos para Bros 160, XRE 190 e Twister 250. Além dos scooters já mencionados. Já no campo das “possibilidades”, estava o interessantíssimo ADV 150, modelo derivado do irmão maior de 750cc, só que montado na plataforma do PCX 150. A empresa não confirma, mas certamente ele estará no mercado em 2020.

Kawasaki

O grande destaque da Kawasaki é a Z900 (Foto: Divulgação)

O estande estava com a linha completa, mas o grande lançamento foi a Z 900, uma street fighter da maior relevância. Motor quatro cilindros de 125 CV e visual no melhor estilo Transformer, essa Kawa tem como destaque vários controles eletrônicos que ajudam a amenizar a fera. Apesar de estar exposta como chamariz, esse modelo só deve chegar nas lojas no final de 2020 e o preço não foi divulgado.

KTM

No pequeno estande da KTM está a enorme 1290ADV (Foto: Tite Simões)

Quase imperceptível, a marca estava com um pequeno estande no qual a grande (literalmente) atração era a Super Adv 1290R. Nascida para concorrer com a BMW GS 1250, essa KTM tem pedigree das competições internacionais. O motor de dois cilindros em V desenvolve 160 CV e as suspensões são pojetadas para longas e esburacadas estradas.
Além dela estavam expostas as queridinhas do mercado brasileiro, as Duke 200 e 390 já com o visual novo.

Royal Enfield

Chegaram as belas 650 bicilíndricas da Royal Enfield (Foto: Divulgação)

A clássica marca inglesa, hoje residente na Índia, Royal Enfield fez barulho no salão com a linha 650 bicilíndrica. Muito comemorada no exterior elas finalmente chegam ao Brasil em duas versões: Continental, com inspiração café-racer, e a Interceptor, mais estradeira. Ambas tem várias (belas) combinações de cores e grafismos e já estão à venda com preços que variam de R$ 26.000 a R$ 28.000. Também foi apresentada uma versão bem equipada da Himalayan 410, com acessórios de fábrica e preço de R$ 23.000.

Piaggio

Elas estão de volta com muito charme. (Foto: Tite Simões)

A surpresa foi ver mais uma vez a Piaggio “entrando” no mercado com a icônica Vespa. Dessa vez sem tanta pompa e com um estande bem discreto, o modelo exposto foi o Club 125, com o mesmo estilo que marcou gerações no mundo inteiro, motor de 9,5 CV e o charme vintage que conquista sobretudo o público feminino.

Suzuki/Haojue/Kymco

A Haojue DR 150 veio para concorrer com Bros e Crosser. (Foto: Tite Simões)

Seguindo a tradição de não dar a menor bola pra imprensa, a JToledo montou um estande com as três marcas que representa: Suzuki, HaoJue e Kymco. As novidades que pudemos observar estão nas pequenas da Hao Jue, especialmente uma versão trail de 150cc, claramente “inspirada” na Honda Bros 160. Bem como uma 160cc urbana com visual esportivinho e um scooter 150cc todos de ótima aparência. A Kymco apresentou um mega scooter de 550cc que parece uma nave espacial. E a Suzuki mostrou as novíssimas V-Strom 650 e 1000XT.

Triumph

A enorme e imponente Rocket 3 está no Brasil. (Foto: Divulgação)

O estande da marca inglesa expôs a moto com maior motor do mundo: a Rocket 3, com um motor de três cilindros e 2.500cc! Sim a mesma capacidade volumétrica dos velhos e bons Opala! Em relação à versão anterior, esta ficou 40 kg mais leve e 11% mais potente, chegando a 167 CV a 6.000 RPM. É um colosso que incorporou vários itens de conectividade incluindo “conversa” com as câmeras GoPro.
Menos impactante, mas igualmente importante é a nova Street Triple RS com o novo motor tricilíndrico 765 (mesmo usado nas motos da Mot2 do mundial de motovelocidade) extremamente esportivo, capaz de desenvolver 123 CV. Ela acabou de ser lançada na Europa e já está em terras brasileiras. Um foguete estilo naked feita para pura diversão.

Yamaha

Foto Yamaha XMAx: A esperada XMax 250 está exposta na estande da Yamaha. (Foto: Tite Simões)

Tendo apenas o scooter XMax como grande promessa para 2020, o estande da Yamaha apelou para a pirotecnia tecnológica, mostrando uma moto-conceito que “anda sozinha” por comando de voz e um novo e interessante conceito de moto de três rodas. Para nós o mais importante é o XMax que vem para brigar forte na faixa de scooters médios e tem um estilo muito cativante. O motor é monocilindro, capaz de desenvolver 22,8 CV a 7.500 RPM. O mais interessante é o enorme compartimento sob o banco capaz de abrigar dois capacetes.

Acessórios, customização e equipamentos

Para quem gosta de motos customizadas este salão é um prato cheio. (Foto: Tite Simões)

Como já é tradição, o Salão serve também como uma grande feira de negócios, onde o público pode comprar equipamentos como capacetes, luvas, jaquetas, acessórios para moto, que ainda não estão disponíveis no mercado. É permitido fazer venda direta, mas precisa negociar bem os preços porque nem sempre é mais vantajoso do que fora do salão.

Uma boa oportunidade para comprar equipamentos e acessórios. (Foto: Tite Simões)

Também é tradição expor motos customizadas, algo que está ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. Neste evento as grandes customizadoras estão exibindo máquinas de 125 a 1.600cc nos mais loucos e diferentes estilos. É uma das grandes atrações deste salão que ficou muito triste sem todas as marcas presentes.

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Tite Simões
Tite Simões

Tite Simões é jornalista e instrutor de pilotagem do curso ABTRANS. Informações: info@abtrans.com.br

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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