A General Motors finalmente anunciou o recall de 19.050 unidades do Chevrolet Onix Plus.
Depois de dois casos confirmados de incêndio do Ônix Plus(um deles ocorreu logo depois do lançamento, no pátio da fábrica em Gravataí (RS) – e que a GM diz não ter a ver com o motivo do recall. O segundo caso foi no Maranhão, com um carr já entregue ao cliente e que teve um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais. Há relatos nas redes sociais sobre um terceiro modelo que também incendiou, mas ainda não confirmado). As unidades já vendidas foram canceladas e as novas entregas só serão feitas quando o reparo for executado. O grande problema para a GM é que os carros envolvidos também são aqueles que já foram produzidos e estão no estoque da fábrica.
De acordo com a GM , as razões técnicas são: O serviço é necessário pois, em determinados casos, um defeito na calibração do módulo de controle do motor dos veículos pode fazer com que ocorra um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. Esta condição pode levar a quebra do bloco do motor.
Os Riscos são: Caso ocorra vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes, há possibilidade de incêndio, com risco de lesões físicas graves e até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e terceiros.
A Solução é: atualização da calibração do módulo de controle do motor. O serviço será realizado de forma gratuita e o tempo estimado para sua execução é de até 90 minutos.
O recall começa a partir do dia 18 de novembro, sendo necessário agendar o atendimento em uma concessionária. As unidades afetadas têm código de chassi entre LG100091 e LG139164, com data de fabricação entre 29 de abril de 2019 e 06 de novembro de 2019.