O Volvo XC40 é o primeiro carro da marca 100% elétrico. Será apresentado nesta 4.a feira e é rotulado como um dos carros mais seguros atualmente existentes, mesmo tendo que superar vários problemas estruturais oriundos da falta de um motor tradicional. “Um Volvo deve sempre garantir a máxima segurança” – declarou Malin Ekholm, responsável do setor – “e o XC40 elétrico é um dos carros mais seguros que a Volvo já construiu”.
Embora baseado nos excelentes níveis de segurança do XC40 original, os responsáveis por segurança da montadora sueca tiveram que reprojetar integralmente a estrutura dianteira, reforçando-a, para suprir a ausência de um bloco motor tradicional e assim assegurar ao motorista e ocupantes um nível de segurança idêntico ao de todos os demais carros Volvo.
Para proteger os ocupantes e manter intacta a bateria em caso de colisão, a Volvo desenvolveu uma exclusiva “gaiola” que protege a bateria com um chassis de alumínio incrustado no centro da estrutura da carroceria, formando uma zona de deformação programada.
A escolha de colocar a bateria no “piso” do carro tem a vantagem adicional de abaixar o centro de gravidade do veículo, reduzindo a possibilidade de tombamento.
O reforço da estrutura não envolveu apenas a parte dianteira mas ocorreu também na parte traseira, onde o motor elétrico foi integrado à estrutura da carroceria de forma a melhorar a subdivisão das forças oriundas de uma colisão, dirigindo-as para a parte esterna do veículo.
A nova plataforma utilizada no XC40 elétrico introduz também inéditas tecnologias de segurança ativa, constituídas por um conjunto de radares, videocâmaras e sensores com ultrassons que também permite futuras otimizações e desenvolvimentos com vistas à introdução da tecnologia “self-drive”.
Além da segurança, a Volvo também é a primeira marca a se unir ao Google para integrar seu sistema de infotaiment na plataforma Android com atualizações em tempo real do Google Maps, Google Play e Google Assistant.