Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolvo

Volvo XC40, o primeiro 100% elétrico chega essa semana

por Claudio Carsughi 13/10/2019
por Claudio Carsughi 13/10/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O Volvo XC40 é o primeiro carro da marca 100% elétrico. Será apresentado nesta 4.a feira e é rotulado como um dos carros mais seguros atualmente existentes, mesmo tendo que superar vários problemas estruturais oriundos da falta de um motor tradicional. “Um Volvo deve sempre garantir a máxima segurança” – declarou Malin Ekholm, responsável do setor – “e o XC40 elétrico é um dos carros mais seguros que a Volvo já construiu”.
Embora baseado nos excelentes níveis de segurança do XC40 original, os responsáveis por segurança da montadora sueca tiveram que reprojetar integralmente a estrutura dianteira, reforçando-a, para suprir a ausência de um bloco motor tradicional e assim assegurar ao motorista e ocupantes um nível de segurança idêntico ao de todos os demais carros Volvo.

Para proteger os ocupantes e manter intacta a bateria em caso de colisão, a Volvo desenvolveu uma exclusiva “gaiola” que protege a bateria com um chassis de alumínio incrustado no centro da estrutura da carroceria, formando uma zona de deformação programada.
A escolha de colocar a bateria no “piso” do carro tem a vantagem adicional de abaixar o centro de gravidade do veículo, reduzindo a possibilidade de tombamento.
O reforço da estrutura não envolveu apenas a parte dianteira mas ocorreu também na parte traseira, onde o motor elétrico foi integrado à estrutura da carroceria de forma a melhorar a subdivisão das forças oriundas de uma colisão, dirigindo-as para a parte esterna do veículo.
A nova plataforma utilizada no XC40 elétrico introduz também inéditas tecnologias de segurança ativa, constituídas por um conjunto de radares, videocâmaras e sensores com ultrassons que também permite futuras otimizações e desenvolvimentos com vistas à introdução da tecnologia “self-drive”.

Além da segurança, a Volvo também é a primeira marca a se unir ao Google para integrar seu sistema de infotaiment na plataforma Android com atualizações em tempo real do Google Maps, Google Play e Google Assistant.

elétricoNovo Volvo XC40volvo googleVolvo xc40 elétrico
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Toyota Mirai 2020, autonomia de 650 km com hidrogênio!
Próximo
Para a tranquilidade de Mano Menezes

Você também pode gostar...

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos