Vinte anos depois,(a primeira série foi lançada em 1999) a Toyota apresenta a quarta geração de seu sucesso de vendas,o Toyota Yaris híbrido com um design bastante modificado ao “herdar”, sobretudo na parte traseira, muitos elementos do Corolla e do C-HR. Começará a ser vendido em junho do ano que vem na Europa.
Como dimensões, tem o mesmo comprimento (3,94 m) mas é mais larga, tendo aumentado 5 cm (1,74 m), e mais baixa 4 cm (1,47 m). O que mudou, e faz muita diferença, é o entre-eixos, que ganhou 5 cm (agora mede 2,56 m) permitindo oferecer uma maior habitabilidade.
Isto ocorreu em função da adoção de uma nova plataforma, denominada TNGA-B, que, além de mais espaço interno, lhe confere mais estabilidade e maior precisão da direção.
Quanto aos motores, a escolha é entre um três cilindros 1.0 de 75 cv e o novo 1.5 híbrido, também três cilindros, derivado do 4 cilindros do Corolla, de ciclo Atkinson com comando de válvulas variável. Este motor é acoplado a uma transmissão E-CVT de variação contínua e tem 115 cv, sendo que a bateria, colocada sob o banco traseiro, tem as mesmas dimensões da anterior mas com maior capacidade e menor peso.
O Toyota Yaris Hybrid tem autonomia de 4 a 5 km rodando só com eletricidade e sua velocidade máxima é de 130 km/h com zero emissões mas o sistema elétrico se faz presente de forma mais marcante nas acelerações.
Entre os sistemas de segurança incluídos vale lembrar o de manutenção de faixa de rolamento e de um air-bag central para aumentar a segurança no caso de choque lateral.