A Toyota Mirai em sua edição para 2020 cresceu de tamanho e agora se coloca entre os carros de luxo, devendo ser apresentada ao público no Salão de Tóquio, a partir de 24 deste mês. Em relação à primeira série, lançada em 2015, é mais baixa (1,47 m de altura), mais comprida (4,98 m) e mais larga (1,89 m).
Mecanicamente utiliza a plataforma Lexus, a marca de luxo da Toyota, o que garante excelente acabamento e um melhor desempenho, com sua tração traseira, enquanto no interior se destacam os dois display de 8 e 12,3 polegadas, colocados lado a lado.
O grande destaque, contudo, é uma “power unit” FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle) mais eficiente, com um incremento de 30%, o que leva sua autonomia para nada menos que 650 km. E nisso as “fuel cell”, que geram eletricidade a partir do hidrogênio, levam grande vantagem em relação às baterias que tem claros limites de preço, autonomia, tempo necessário para a recarga e durabilidade (se submetidas a recargas rápidas).
O futuro dos carros elétricos está no hidrogênio, graças à sua superior capacidade de armazenamento, e depende apenas de se ter uma eficiente rede de pontos de abastecimento. Coisa que no Japão já está sendo alcançada.
A este respeito Yoshikazu Tanaka, chefe do projeto da Toyota Mirai 2020, afirmou : “Trabalhamos para criar um carro que os clientes vão desejar dirigir sempre, com um design agradável e com desempenho à altura das expectativas”.