Domingo Marc Marquez pode celebrar matematicamente a conquista de seu sexto título mundial, o quarto consecutivo e o oitavo considerando também as categorias menores, bastando parta tanto vencer o GP da Tailândia.
Com a vitória conseguida no GP de Aragão, com efeito, o líder do mundial aumentou para 98 pontos sua vantagem sobre Andrea Dovizioso, seu mais direto rival nas últimas três temporadas, e assim sendo ser-lhe-á suficiente vencer o próximo GP para garantir matematicamente a conquista do título.
Ao termino do mundial faltam ainda 5 corridas : Burinam, Motegi, Phillpi Island, Sepang e Valencia e assim sendo, com 125 pontos em disputa, para Marquez será suficiente obter 2 pontos à mais que Dovizioso para poder celebrar seu oitavo título mundial.
Obter o título com 4 GPs ainda faltando para o término do campeonato seria um resultado excepcional, embora não um recorde absoluto.
Lembramos, com efeito, que Giacomo Agostini, com sua MV Agusta, conseguiu vencer o mundial com 5 provas faltando para seu término de 1969 a 1972. De toda forma, de 1949 até nossos dias aconteceu apenas em 10 oportunidades que um piloto conquistasse o título com tanta antecedência. O último a faze-lo foi Valentino Rossi em 2005.
De toda forma, esta temporada nos apresentou o melhor Marc Marquez de toda sua carreira, após um inverno passado a cuidar da contusão em seu ombro, com uma conduta metódica e consistente que lhe permitiu cometer apenas 8 erros contra as 23 quedas sofridas em 2018. Além de sua habilidade em desfrutar perfeitamente os treinos das sextas-feiras para acertar da melhor forma possível a regulagem de sua Honda para a corrida.