O mais revolucionário dos novos motores. Esta é a melhor definição do Mazda com motor Skyactiv-X, que equipa o Mazda3 e vem na seqüência do Skyactiv-G à gasolina e Skyactiv-D diesel unindo da melhor forma possível as características dos dois motores, isto é a potência do motor à gasolina e a eficiência do diesel.
Este “milagre” tecnológico tornou-se possível pela utilização de três fatores que modificam a forma de queimar o combustível: uma maior taxa de compressão, uma maior velocidade de combustão e a utilização de uma mistura ar-gasolina muito mais pobre.
Neste sistema, denominado SPCCI a taxa de compressão é altissima (16,3:1 enquanto o valor médio é 10:1) e a mistura é formada por nada menos que 40 partes de ar e apenas 1 de gasolina. Para extrair energia de uma mistura tão pobre a compressão deve ocorrer em elevadíssima velocidade, que podemos comparar a de um balãozinho de plástico furado com uma agulha. Assim existe um sensor em cada um dos 4 cilindros que supervisiona toda a operação.
Em função disso tudo o motor Skyactiv-X tem 40% mais de eficiência em relação a um motor a gasolina tradicional e garante uma economia de 20% de combustível.
Em testes rodoviários foi verificado um consumo médio de 15,6 km/l, nada mal para um motor de 180 cv de potência e 22,8 kgm de torque a 3.000 rpm.
A sensação para o motorista é de um motor que responde prontamente em qualquer situação, respeitando a filosofia “Jimba Iitai” da montadora nipônica. Essa expressão faz referência à perfeita simbiose que se cria entre cavalo e cavaleiro e é isso que os técnico da Mazda se propuseram para este motor. Ele tem consumo reduzido e pronto fornecimento de potência Se somarmos a isso sua baixa emissão de poluentes (apenas 96 g/km) parece ser o motor ideal até se concretizar a revolução elétrica.
O projetista deste novo motor Mazda, Mitsuo Hitomi, está convencido que em 2030 cerca de 90% dos motores serão ainda térmicos. E foi isso que norteou seu projeto, obtendo um motor à gasolina que oferece ótimo desempenho, economia de combustível e uma sensível redução das emissões poluentes.