La Bombonera, nesta noite, será palco de mais um histórico confronto entre Boca Juniors e River Plate. Desta vez, as duas equipes brigam por uma vaga na final da Libertadores.
Pela Libertadores, o histórico do Boca Juniors jogando em casa é impressionante, e isso é o que mais anima o torcedor que tem esperanças na classificação. Em 144 jogos, foram 99 vitórias, 31 empates e somente 14 derrotas no estádio. Além disso, o Boca jamais foi derrotado pelo River em casa, pelo torneio continental (13 jogos, sete vitórias e seis empates).
Por outro lado, Marcelo Gallardo só perdeu uma vez em La Boca: 2 a 0, pelo Campeonato Argentino. Isso foi há quatro anos, e desde então a torcida xeneize não comemora uma vitória diante do maior rival em casa.
No jogo de ida, o River Plate engoliu o Boca e venceu por 2 a 0, um placar humilde visto que poderia ter sido muito maior, se não fosse pelas inúmeras chances perdidas pelo time de Gallardo. Fato é que, mesmo visitante, é favorito a se classificar, até porque vem de quatro vitórias consecutivas.
Se o Boca reverter a vantagem, será histórico.
E se o River vencer, será a primeira vitória na casa do Rival pela Libertadores, além de, é claro, chegar à final continental pela segunda vez consecutiva – o que também seria histórico.