A anunciada fusão entre FCA (leia-se Fiat, Jeep, Maserati, entre outros) e PSA (Peugeot e Citroën) está criando um novo polo automobilístico, que será o quarto do mundo quanto a vendas (8,7 milhões de veículos, com faturamento de quase 170 bilhões de euro) e com um lucro operacional, no ano passado, superior a 11 bilhões de euro.
A nova firma terá sede na Holanda e suas ações serão cotadas nas Bolsas de Paris, Milano e New York, calculando-se que as sinergias operativas trarão uma economia de 3,7 bilhões de euro, sem, para isso, fechar nenhuma das atuais fábricas.
O Conselho de Administração do novo grupo terá John Elkann como presidente e Carlos Tavares como Ceo, com um mandato de 5 anos.
O mercado acionário acolheu com entusiasmo este acordo e as ações da FCA subiram 9,53% enquanto as da PSA tiveram um incremento de 4,53%.
Este é o quarto grupo mundial, atrás do líder Volkswagen (10,83 milhões de veículos), do grupo Renault-Nissan-Mitsubishi (10,76 milhões) e de Toyota (10,59 milhões), enquanto a General Motors (8,4 milhões de veículos) cai para o quinto lugar.
O novo grupo tem um total de 400 mil funcionários, espalhados em 147 fábricas mundo afora e, ao todo, são 15 as marcas que o integram : Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Maserati, Ram (por parte de FCA) e Peugeot, Citroën, DS Automobiles, Opel e Vauxhall (por parte de PSA).