Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FordIndustria Automobilistica

Ford Ka 1.0 ou 1.5: qual gasta menos ?

por Claudio Carsughi 03/10/2019
por Claudio Carsughi 03/10/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Ford Ka 1.0 ou 1.5: qual gasta menos ? A pergunta do título, feita a um bom número de motoristas de ambos os sexos, recebeu sempre a mesma resposta : o motor menor gasta menos.
Isto tem até mesmo um sentido objetivo. Pois se o motor é menor, ele aspira menos gasolina, e então deve gastar menos.
Na prática, porém, não é isso que acontece e que verificamos, uma vez mais, com um teste comparativo entre carros que oferecem a opção entre dois motores de diferente cilindrada.
A escolha desta feita recaiu sobre um Ka, modelo bastante difundido e que pode utilizar, à escolha do interessado, tanto o motor 1.0 como o 1.5, ambos três cilindros.
As duas versões, por sinal, tem o mesmo câmbio de 5 marchas, só mudando a relação de coroa/pinhão que, como é lógico, é mais longa quando acoplada ao motor de maior cilindrada. E também é idêntica a taxa de compressão, de 12:1 em ambos.
O motor 1.0 tem 80 cv de potência (85 com etanol) contra 128 cv (136 com etanol) do 1.5 mas a grande diferença está no torque que, no motor 1.5, é exatamente 50% maior do que no irmão menor. Isto faz com que, no uso normal, o motorista do 1.0 ande, por exemplo, em segunda enquanto o do 1.5 já engatou a terceira. E é isto que faz a diferença em termos de consumo.
No mesmo percurso urbano, e naturalmente dirigindo da mesma forma, com o Ka 1.0 obtivemos a marca de 9,8 km/litro enquanto com o Ka 1.5 alcançamos 10,6 km/litro, uma diferença considerável e que deve ser levada em conta na hora da escolha.

1.01.5Ford KaKaKa consumo
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Combustíveis sintéticos X Carros elétricos – Qual vale mais a pena?
Próximo
Nova geração do Chevrolet Tracker é flagrada em SP

Você também pode gostar...

Vendas crescem em maio e picape continua na liderança; confira o top 10

Fabricante quer proteção, chinês quer benefício, consumidor paga a conta alta

Kona Hybrid demonstra avanço da Hyundai

Aumento do IOF: impacto direto no setor automotivo brasileiro

GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

Tera é a maior aposta da Volks para liderar o mercado

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Vendas crescem em maio e picape continua na liderança; confira o top 10

Fabricante quer proteção, chinês quer benefício, consumidor paga a conta alta

Kona Hybrid demonstra avanço da Hyundai