Quando o Fiat Uno, criação estilística do famoso Giorgetto Giugiaro, foi lançado na Italia em 1983, teve logo boa acolhida de público, tanto na versão de 3 como na de 5 portas. E ficou claro, para os dirigentes da Fiat da época, que esse sucesso comercial poderia ocorrer também aqui no Brasil, pelo que seu lançamento logo se deu, no ano seguinte.
Seus concorrentes na época sofreram para encontrar produtos à sua altura, levando em consideração a equação custo-benefício, e com isso o simpático carrinho made in Betim foi ganhando seu espaço. Algumas versões, como o cinco portas com ar condicionado, o colocaram num patamar superior à categoria e depois a introdução da injeção eletrônica se encarregou de fazer o resto.
Hoje, com todos os investimentos que seu lançamento requereu amplamente amortizados desde muito tempo, se apresenta como um valor seguro para a FCA e pode servir, toda vez que se apresenta no mercado um novo concorrente, como o melhor escudo para defender a fatia de mercado da montadora de Betim. Pois, em minha opinião, ainda existe, entre custo e preço ao consumidor final, uma boa margem…
Atualmente, o Uno é vendido em quatro versões: Attractive 1.0 Fire, Drive e Way 1.0 Firefly e Way 1.3 Firefly e uma das grandes dúvidas é se ele vai ganhar uma terceira geração. Caso não venha, se encerra um ciclo de três décadas e meia de sucesso.