A supremacia do Flamengo no futebol brasileiro é inquestionável. E mais: o rubro-negro quebra um velho paradigma de que não é possível ser competitivo em duas grandes competições. Hoje, a equipe de Jorge Jesus é favorita a conquistar o título da Libertadores (porque joga melhor que o River Plate) e candidata more à taça do Brasileiro.
Chegamos àquela etapa do ano em que são feitos os cálculos de probabilidade de conquista do título. Hoje, o Flamengo tem 32,5% de chances de ser campeão, e esse número pode crescer bastante até a final da Libertadores.
Isso porque são sete jogos pelo Brasileiro até a decisão continental. Ou seja, são 21 pontos em disputa. Desses sete jogos, cinco serão no Rio, um fator muito importante a ser ressaltado ao levar em conta a logística para essas partidas. Além disso, deve-se considerar também o aproveitamento rubro-negro na Cidade Maravilhosa, onde está invicta há 14 jogos (venceu 13 e empatou um).
Ainda por cima, nenhum desses jogos será contra adversários que disputam diretamente o título. Palmeiras e Santos só pegam o Flamengo depois da final da Libertadores.
Em outras palavras, hoje o Flamengo tem o planejamento ideal para conquistar os dois títulos. Veremos, agora, na prática.