A Volkswagen acabou de mostrar no Salão de Frankfurt seu veículo elétrico ID3, que segundo eles, será um carro “para o povo”. E ele é apenas o início da produção de carros “verdes” que promete até 2025 ter lançado 50 modelos totalmente elétricos e 80 entre elétricos e híbridos.
Esse carro chegará às concessionárias na metade de 2020 com o preço para a versão de entrada inferior a 30.000 euro (aproximadamente R$ 134.400,00)* chegando até no máximo 40.000 euro (R$ 179.200,00)* para a versão de topo.
Ele é feito na plataforma MEB, específica para os carros elétricos, tem 4,26m de comprimento, 1,81m de largura e 1,55 de altura e entre-eixos maior que do Golf, de 2,76m (16 cm a mais que o Golf), garantindo muito espaço para os quatro ocupantes.
O porta-malas tem 380 litros de capacidade. Para conseguir ter um preço acessível, o habitáculo é extremamente racional, com pouco plástico macio.
Atendendo às necessidades do novo consumidor, ele é repleto de porta-objetos, mas falta a saída de ar condicionado para os ocupantes da parte de trás. O painel segue a tendência que já existe hoje na marca, é digital com duas telas, uma para os instrumentos e outra para o multimídia, além de ter quatro tomadas USB.
O motor elétrico vem com 150 ou 204 cv de acordo com a versão. O torque é de 310Nm e a velocidade máxima é de 160 km/h, com tração posterior.
As baterias tem garantia de oito anos ou 160.000km estão colocadas sob o assoalho.O peso começa em 1700kg e a autonomia das baterias vai de 330 a 550 km, dependendo da versão escolhida.
Vem com a possibilidade de carga rápida a 100 KW, carregando 260km em 30 minutos.
A versão de lançamento denominada ID3 1St virá com navegador e comandos vocais de série. Os 30.000 primeiros carros vendidos terão um ano de recarga gratuita.
* preço do câmbio euro-real n data:4,48