Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • Chevrolet
    • Citroen
    • Fiat
    • Ford
    • Geely
    • General Motors
    • Hyundai
    • JAC
    • KIA
    • Ver mais…
      • Land Rover
      • Lifan
      • Mercedes
      • Nissan
      • Peugeot
      • Renault
      • Toyota
      • Volkswagen
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Futebol Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Entretenimento
    • Turismo
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

EnglishItalianPortugueseSpanish

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • Chevrolet
    • Citroen
    • Fiat
    • Ford
    • Geely
    • General Motors
    • Hyundai
    • JAC
    • KIA
    • Ver mais…
      • Land Rover
      • Lifan
      • Mercedes
      • Nissan
      • Peugeot
      • Renault
      • Toyota
      • Volkswagen
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Futebol Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Entretenimento
    • Turismo
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaToyota

Toyota Corolla-o carro mais vendido no mundo-agora é flex-híbrido

por Claudio Carsughi 6 de setembro de 2019
por Claudio Carsughi 6 de setembro de 2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ouvir o texto deste post Parar ou pausar Continuar

foto: estúdio Malagrine

Após ter sido apresentada no Salão de Genève do ano passado, a Toyota Corolla híbrida (motores
gasolina + elétricos) agora passa a usar combustível flex, e se torna pioneira neste campo que desfruta a particular condição da matriz energética brasileira.
O conjunto conta com um motor térmico 1.8 de 101 cv e dois motores elétricos de 72, produzindo a potência combinada de 123 cv e tendo emissões de CO² de apenas 29 g/km. E o consumo urbano foi reduzido em até 51%, chegando a 20,8 km/l, em função de uma eficiência térmica que beira 40%.
Paralelamente foi implementada toda uma nova tecnologia, com injeção direta e indireta alternando-se em função da utilização do motor, momento a momento, taxa de compressão de 13:1, curso longo dos pistões para incrementar o torque em baixas rotações e por aí afora…

Foto: Claudia Carsughi


No teste percebe-se a suavidade de condução deste Corolla híbrido, seu baixo nível de rúído que induzem inconscientemente o motorista a andar devagar e o tornam um excelente meio de transporte urbano. Este, como se sabe, é o terreno de trabalho mais adequado para a tecnologia híbrida se expressar com seu máximo rendimento. No percurso misto que fizemos (estrada e urbano) chegamos à média de 15,2 km/l.

Foto: Claudia Carsughi


No conjunto é importante destacar a introdução de suspensão traseira multi-link (que representa um inegável passo à frente tecnológico), enquanto a altura do solo foi aumentada em 4 mm e o baricentro baixado em 10 mm. Como resultado da introdução da nova plataforma TNGA,
que aumenta a rigidez torcional em 60%, percebe-se um carro mais agarrado ao chão, melhor de pilotar em condições esportivas. As dimensões gerais apresentam um crescimento de 10 mm no comprimento e uma redução de 20 mm na altura, resultando num design mais agradável e compacto, que deixa definitivamente no passado aquela impressão de “carro do tiozão” que marcara o Corolla desde sua chegada ao Brasil nos idos da década de 90.

Foto: Claudia Carsughi


Aliás, lembrando que o Corolla é um projeto da década de 60 (sua estréia ocorreu em 1966 e daí para a frente se sucederam as gerações, sempre num constante aperfeiçoamento do produto) é fácil imaginar que, em seu estréia, nem mesmo o mais entusiasmado dos dirigentes nipônicos ousasse prever tamanho sucesso.
Até hoje, com efeito, chegando á sua 12.a geração, foram produzidos 45 milhões de Corolla, tornando-o o recorde mundial da industria automobilística. A título de comparação, a saga do Fusca, que se estendeu ao longo de 65 anos, tinha produzido 21.529.464 carros !
Os preços são os seguintes:

Foto: Claudia Carsughi

CorollaCorolla 2020Corolla consumoCorolla híbridoCorolla preçoFuscahíbridoplataforma TNGAToyota
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Força, Cafu!
Próximo
Neymar faz jus à escolha de Tite

Veja também

A falta de estratégia para os carros elétricos no Brasil e os riscos para a indústria

Será que carro elétrico polui menos do que carro flex?

Testei o novo Land Rover Defender para saber se ele supera seu antecessor

Sucesso lá fora, o SUV popular pode ser a salvação do mercado brasileiro

Avaliação: Nissan Kicks 2022 chega mais tecnológico e com preço do antigo

Waze ou Google Maps: qual é o melhor aplicativo de GPS?

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

Canal no Youtube

Livro

Livro Carsughi

Colunistas

Claudio Carsughi
Claudia Carsughi
Fernando Calmon Fernando Calmon
Flávio Verna Flávio Verna
Gabriella Carsughi
Maurício Santos Maurício Santos
Odoardo Carsughi Odoardo Carsughi
Solange Hamada Giotto Solange Hamada Giotto
Tite Simões Tite Simões
Zeca Chaves Zeca Chaves

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Carro por assinatura: vale a pena?

    2 de abril de 2020
  • 2

    Os 5 carros mais roubados no 1º semestre de 2020 e como prevenir-se

    12 de outubro de 2020

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@2020 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

A falta de estratégia para os carros elétricos no Brasil e os riscos para a indústria

Será que carro elétrico polui menos do que carro flex?

Testei o novo Land Rover Defender para saber se ele supera seu antecessor

!

Atenção

Para melhor visualização de conteúdo neste site, por favor desative o seu adblock e continue navegando.

×