O carro que dá mais lucro à própria montadora é, por incrível que possa parecer, o Porsche 911. É o que afirma uma relatório publicado por Bloomberg que analisa o mercado mundial de carros.
A oitava geração do Porsche 911, desde sua estreia, representa 30% do total de lucros da fábrica não obstante constitua apenas 11% das vendas totais. E isto lhe permite superar outros fabricantes de modelos outro tanto famosos e exclusivos.
Analisando outros modelos pode-se notar como a Ferrari F8 Tributo represente 17% dos lucros no total de vendas da marca de Maranello.
Outra marca famosa, a Aston Martin, já recebeu cerca de 4.500 pedidos antecipados para seu Suv DBX, o que significa 21% do total de vendas da firma britânica.
Ficando neste segmento de Suv , temos os modelos GLE e GLS que valem 9% do total de vendas Mercedes enquanto o X5 gera cerca de 7% dos lucros totais das vendas BMW.
Numa panorâmica geral, é interessante notar como a soma de Aston Martimn, Bentley, Ferrari e Lamborghini vendidos em 2018 seja menor que o número de Porsche 911 licenciados no mesmo período.
Um detalhe interessante, que explica, ao menos em parte isso, é que a Porsche permite a seus clientes escolher muitos opcionais caros, como os freios em carbono cerâmica, que, porém, não pesam muito nos custos de desenvolvimento. E isto gera mais lucro.
Além disso, é importante lembrar que a nova geração do 911 custa mais do que a anterior. E que versões como a Turbo e a GT3 representam soluções capazes de incrementar os lucros, o que permitirá limitar as perdas econômicas devidas ao desenvolvimento do Taycan, o primeiro carro elétrico da Porsche.
E sempre em 2020 a oferta de novas versões da 911 poderia levar a firma a uma margem de lucro superior a 50%, um resultado extraordinário para o carro mais icônico e representativo da Porsche.