Chegou a nova geração do Land Rover Defender, um carro que Winston Churchill “batizou”, em sua estréia, 71 anos atrás, e cuja produção tinha sido encerrada quase quatro anos atrás.
No Salão de Frankfurt, com efeito, foi apresentada a Defender do século 21, contemporâneo e com forte apelo emocional, com as marcas de um modelo que se tornou o símbolo do “fora-de-estrada”. Seus ângulos de ataque e de saída com 38 e 40 graus e a reduzida distância do centro das rodas aos para-choques são elementos que os projetistas Massimo e Amy Frascella conservaram, mesmo propondo linhas mais atuais.
Entre as muitas novidades vale lembrar a plataforma rígida, em alumínio D7x, que superou os mais árduos testes (no total foram 62 mil testes em todas as latitudes e em todas as condições) e garante a máxima eficiência no “fora-de-estrada” mas oferece também ótimo conforto, numa simbiose perfeita deste icônico veículo.
Suas qualidades o tornam único : capacidade de puxar até 3.500 kg, carregar 900 kg, além de mais 300 kg no teto, e passar em alagamentos de até 90 centímetros.
A tração integral é o máximo : o sistema 4×4 tem a tecnologia Terrain Response 2, enriquecido com o programa Wade e do Configurable Terrain Response, dedicado ao off-road, que permite ter,a cada momento, a tração mais adequada. Um fora-de-estrada que se inspirou até mesmo na Formula 1 com a introdução de um fundo plano que permite manter o Cx em 0,38.
No seu interior, desapareceu aquele acabamento espartano da estréia, para dar lugar ao sistema de infotenimento Pivi Pro com um moderno touchscreen, de funções rápidas e fáceis. E o Software-Over-The-Air garante atualizações em tempo real em qualquer lugar do globo.
A alavanca de câmbio fica no painel e a praticidade é realçada por muitos detalhes, como por exemplo o piso revestido de bor
O Defender será oferecido em dois tamanhos. Inicialmente teremos o Defender 110 de entre-eixos longo, com configurações para 5, 6 e 5+2 lugares e capacidade de carga variável entre 238 e 1.075 litros. Seu comprimento será de 4,76 metros, chegando a 5,01 com o estepe.
No segundo semestre de 2020 será a vez do Defender 90, que levará 6 pessoas, com 4,32 metros de comprimento, sem estepe.
Os motores serão dois a gasolina, 4 e 6 cilindros mild hybrid, em versões denominadas P300 (de 300 cv) e P400 (de 400 cv) enquanto os diesel serão 4 cilindros D200 (200 cv) e D240 (240 cv). estes últimos anunciam um consumo médio de 13,1 km/litro. E para 2021 é esperada a versão híbrida.
Os acabamentos serão nada menos que 6 : Defender, First Edition, S, SE, HSE e Defender X. E terão muitas possibilidades de personalização, com quatro pacotes : Adventure, Urban, Explorer e Country.
Para quem aprecia a aventura entre os muitos opcionais destaca-se a tenda para o teto e o guincho elétrico com acionamento á distância.