Chegou a nova geração do HB20, produzido em Piracicaba (SP) e estará à venda na primeira quinzena de outubro. Mudou totalmente seu design, acompanhando a nova linha da marca e traz equipamentos inéditos em sua categoria como por exemplo frenagem autônoma (aquela que ocorre sem que o motorista interfira perante a um obstáculo com velocidades até 50 km/h. Importante item de segurança ativa presente em carros de segmentos superiores.
Entre as mudanças estão a grade dianteira, com efeito cascata, e os novos faróis, que acompanham lado a lado os vincos do capô.
As linhas que cortam a silhueta lateral do HB20 partem dos faróis – elas aparecem entre as janelas e as maçanetas, e terminam no meio da porta traseira. Outro vinco surge nas bases das portas e complementa o visual. As novas rodas de liga leve e o conceito de teto flutuante (disponível no HB20 e no HB20X) dão frescor ao modelo, que está mais jovem do que nunca.
Na parte traseira, podemos ver o novo para-choque com conjunto óptico e lanternas que fornecem a assinatura exclusiva ao HB20, que ficam ainda mais evidentes à noite.
Para o sedã, o novo design proporciona ares de fast-back, remetendo à imagem dos irmãos mais velhos, Elantra e Sonata. As lanternas são horizontais e a mim, lembram em algum momento alguns modelos da Alfa sedã.
Além do visual diferente, também as cores são novas, sendo oito delas, inéditas-sólida Branco Atlas, as metálicas Prata Brisk, Cinza Silk, Cinza Khaki, e as perolizadas Azul Sapphire, Verde Amazon e Vermelho Magic.
Todas as versões vem com bancos novos, mais ergonômicos, confortáveis e estilosos. Um dos grandes destaques do estilo interior é o acabamento Marrom Desert, disponível para a versão Diamond Plus do hatch. Nela, a cor marrom aparece no painel, no console, nos painéis das portas, nos bancos em couro e no volante, este também revestido em couro. Detalhes na cor azul fazem parte do estilo e estão presentes ao longo do painel e nas costuras do banco, volante e manopla de câmbio.O espaço interno da nova geração do HB20 foi aprimorado visando à melhor ocupação pelos passageiros, crescendo 30 mm no entre-eixos. O vão para as pernas no banco traseiro cresceu 47 mm, o que se traduz em mais conforto para quem viaja na segunda fileira. O porta-malas segue com 300 litros nas configurações hatch e X, e passa de 450 litros para 475 litros na configuração sedã.
Para a versão de topo, itens como ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, acendimento automático dos faróis, piloto automático e limitador de velocidade foram adicionadas, além de câmbio automático de seis marchas.
Mas a grande diferença está num ponto super importante que nem sempre o usuário presta atenção, que é o sistema de alerta e frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa – itens únicos no segmento -, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM).
Na estrutura da carroceria do novo HB20, a participação de aço de alta resistência passou de 19% para 30% em todas as configurações. Esta melhoria contribui diretamente para a redução de peso e aumento da segurança em colisões.
A versão topo de linha também sai de fábrica com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais de tórax. Para as demais versões são sempre dois airbags frontais. À exceção das versões Sense e Vision 1.6 MT no hatchback e Vision 1.0 no sedã, as demais trazem sistema completo de segurança ativa, com controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), e sinalização de frenagem de emergência (ESS).
Todos os veículos ainda são equipados com fixação ISOFIX com top tether para cadeirinha de bebê, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança retráteis de três pontos (dianteiros e traseiros) e com pré-tensionador (dianteiros), apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura (para todos os ocupantes), estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral e coluna de direção colapsável.
As dimensões mudaram, ele cresceu em comprimento em cada uma de suas versões- o entre eixos cresceu 30 mm para todas as configurações. HB20, HB20S e HB20X também estão mais largos – acréscimo de 40 mm, 40 mm e 30 mm, respectivamente – e mais compridos – aumento de 20 mm, 30 mm e 15 mm, respectivamente..
Motorização
A grande novidade dessa versão é o motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível. O propulsor equipa as versões Evolution, Diamond e Diamond Plus do HB20 e HB20S.
Com o sistema de injeção direta (GDI), turbo e intercooler, o propulsor três-cilindros entrega potência de 120 cv, além do torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm – em outras palavras, ultrapassagem e aceleração são mais eficientes do que nunca, pois a força total do motor está disponível quase que instantaneamente. A opção turbo está sempre acoplada ao câmbio automático de seis velocidades.
os preços partem de R$ 46.490,00 a R$ 81.290,00.