Encerrado o primeiro turno do Brasileiro, podemos afirmar:
Apenas o Flamengo apresenta um bom futebol entre todas as equipes, e por isso é o maior candidato ao título.
O Santos está entre os primeiros colocados porque tem um técnico diferenciado. Corre por fora na disputa, mas hoje eu vejo que, sem reforços, não briga para ser campeão.
O Palmeiras se recupera com Mano. Vem de duas vitórias magras e suadas, mas ainda está longe do que realmente pode oferecer.
Hoje, com o que vem mostrando, Corinthians tem condições de brigar apenas por uma vaga na Libertadores. Ficou 14 jogos invicto, mas escorrega justamente contra os que estão na parte de baixo da tabela. Não dá para entender. Entre tantas oscilações, uma vaga no Continental merece ser comemorada.
Na mesma situação está o São Paulo. Tem um time acertado, principalmente após a chegada de Daniel Alves, mas não consegue resultados positivos.
Não podemos esquecer do Inter, que entrou no G4 nessa rodada. Também atravessa uma curva de crescimento — vem de duas vitórias —, e além de buscar o título da Copa do Brasil, pode ter boas pretenções no Brasileiro.
Na parte de baixo da tabela, Cruzeiro e Fluminense são as maiores surpresas. São duas incógnitas para o resto da temporada. Se tivesse que fazer uma aposta hoje para daqui 19 rodadas, diria que se salvariam do rebaixamento; mas pelo péssimo desempenho apresentado até aqui, a confirmação de uma queda já não seria mais surpresa para ninguém.
É claro, ainda estamos na metade do torneio. Embora ainda tenha muito campeonato pela frente, já temos uma ideia do que pode vir por aí.