O Salão de Auto e Moto clássicos, que terá lugar na cidade italiana de Padova de 24 a 27 de outubro, representa uma moldura perfeita para celebrar uma data por demais importante: um século de vida da Bentley.
Com efeito, foi a 10 de julho de 1919 que Walter Owen Bentley, juntamente com o irmão Horace Millner, fundou uma fábrica automobilística que logo tornar-se-ia uma absoluta referência por suas qualidades de esportividade, requinte e luxo.
Após muitas décadas de obscurecimento, a firma inglesa voltou a seu esplendor no início deste século, após ter sido adquirida pelo Grupo VW. Assim em 2003 ocorreu a vitória nas 24 Horas de Le Mans, nada menos que 73 anos após o último dos cinco lendários triunfos obtidos entre 1924 e 1930.
E ainda em 2003 foi apresentado o carro que melhor reúne o presente ao passado: o coupé 2+2 Bentley Continental GT.
Este carro pode ser definido como um “instant classic”, e portanto se coloca, embora novo, entre os veículos históricos em função de sua exclusividade, qualidade construtiva e, naturalmente, árvore genealógica. Este modelo, em particular, reúne perfeição, luxo e desempenho esportivo de alto nível numa síntese perfeita do patrimônio genético incorporado na Bentley desde sua origem, exatamente um século atrás.
GT significa, como todos sabem, Gran Turismo, isto é esportividade com classe e sua primeira edição nesta nova fase mostrou logo que a “velha senhora” britânica tinha voltado rejuvenescida. Com muita “garra” mas não inutilmente agressiva, imponente sem estorvar, elegante e aristocrática mas sem ser demasiadamente vistosa. Pois o Continental GT é muito veloz, graças a seu motor W12 6.0 bi-turbo de 560 cv, somado à tração integral controlada eletronicamente, que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4″8 e atingir a velocidade máxima de 318 km/h.
Para destacar a perfeição técnica do carro, em 2007 o finlandês muitas vezes campeão mundial de rally, Juha Kankkunen, estabeleceu o recorde mundial do km no gelo para um GT alcançando a média de 321,6 km/ e em 211 o mesmo Kankkunen superou este recorde, alcançando 331 km/h com um GT Convertible.
Nesse mesmo ano foi apresentada a segunda série, com motor bi-turbo V8 4.0 de 507 cv, enquanto o W12 tinha chegado a 575 cv e alcançando nada menos que 625 cv na versão Speed.
Isto prefigurava a entrada do carro no mundo das corridas, ocorrida em 2013 com uma versão de tração traseira e motor V8 que alcançou bons resultados até chegar-se ao modelo atual, apresentado em 2018.
O motor W12 tem agora 635 cv, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 lm/h em 3″7 e alcançar a velocidade máxima de 333 km/h e assegurar, a seus felizes proprietários, um carro excelente, tanto no aspecto mecânico como no perfeito acabamento externo e do interior.