Fotos: Divulgação
O Audi Q2, o crossover compacto da firma dos quatro anéis, desde sua estréia, no primeiro semestre de 2016, sempre teve uma posição isolada no mercado, a ponto de ser definida com uma ponta de orgulho “untaggable”, isto é, não classificável pela própria montadora.
E isto se percebe logo observando a parte central da frente, diferente de todos os demais modelos Audi, e a traseira também diversa, com um design global que fica num meio termo entre um carro compacto e um SUV.
Com 4,19 m de comprimento, 1,51 de altura e entre-eixos de 2,60 permite alojar comodamente 4 pessoas (para 5 é algo apertada) e tem um porta-malas de 405 litros, que vai a 1.050 com o banco traseiro rebatido.
No interior destaca-se o volante, cortado horizontalmente na parte inferior, o bonito painel todo digital e muitos outros detalhes realizados com materiais de qualidade e grande precisão no acabamento.
Sua melhor motorização é o clássico diesel 1.6 de 116 cv e torque de 25,5 kgfm entre 1.750 e 3.200 rpm, acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem com 7 marchas. Com ele se conseguem médias de 15 a 20 km/l em estrada, graças à elasticidade do motor.
Trata-se de uma tração anterior clássica, com certa altura do solo mas sem exageros, o que lhe permite manter a precisão de direção no uso no asfalto mas também enfrentar trechos irregulares. Em suma, um crossover urbano (ótimo para São Paulo, por exemplo), versátil, dinâmico e com um leve aceno esportivo, deixando sempre uma agradável sensação de segurança.
Ele é esperado para 2020, substituindo o Q3 e os preços estimados são entre R$ 115 a R$ 160 mil reais.