Muitos treinadores e torcedores fizeram duras críticas a Tite por ter convocado uma série de jogadores que atuam no Brasil, pois estes desfalcarão suas respectivas equipes em jogos importantes da temporada; mas será que a culpa é mesmo de Tite?
Penso que para definir um culpado é necessário refletir sobre o que, de fato, desfalca as equipes: é o treinador que convoca o atleta ou a entidade que não paralisa os torneios em datas Fifa — visto que isso acontece na Europa.
Eu penso também que, no melhor dos cenários, o trabalho de nenhum treinador deve ser limitado, muito menos o da Seleção Brasileira. A partir do momento em que se impõe restrições ao professor, ele não consegue fazer o melhor possível.
Concluindo, a meu ver Tite está apenas exercendo o seu trabalho. Não é responsabilidade do treinador pensar se vai prejudicar ou não as outras equipes do futebol brasileiro. Isso é dever da CBF. Cabe à entidade apresentar soluções e evitar qualquer prejuízo ao futebol brasileiro.
Tudo isso é uma questão de entender quais são as responsabilidades de cada um. Feito isso, é possível apontar algum culpado.