Texto e fotos por: Vagner Aquino
Velho conhecido dos brasileiros, o Peugeot 2008, recentemente revisado, é mais um entre os SUVs que oferecem o que o consumidor procura: suspensão elevada, visual refinado e bom pacote tecnológico. Porém, nesta categoria, agradar o público é uma missão difícil uma vez que, assim como o exemplar da Peugeot, a concorrência traz outros bons produtos como Nissan Kicks, Hyundai Creta, Jeep Renegade, o novato VW T-Cross, e o precursor Ford EcoSport. Por isso, a marca francesa prefere apostar em alternativas que vão de motor aspirado com visual básico a opções com turboalimentação – opção que retornará em breve ao mercado.
É exatamente da atual configuração topo de linha que falaremos aqui. Passamos uma semana a bordo da variante Griffe (R$ 89.990), que trabalha com o motor 1.6 aspirado de 16 válvulas e alimentação bicombustível. São 118 cv de potência máxima e torque de 16,1 kgfm. Por ser entregue aos 4.000 rpm (4.750! com etanol) o comportamento do 2008 não rende respostas tão vigorosas em aceleração e retomadas. Mas é um veículo leve, com 1.248 quilos.
A transmissão automática de seis velocidades não é das mais espertas, mas desempenha bom trabalho – mudanças podem, também, ser feitas por meio da alavanca de câmbio. Em modo sequencial, o GSI (Gear Shift Indicator) indica qual marcha deve ser engatada para garantir o menor consumo de combustível. Em trecho urbano, com álcool no tanque, fez média de 10,5 km/l durante o teste.
Da porta para dentro, a modernidade chama atenção. Tem alavanca de freio de estacionamento em formato diferenciado, teto panorâmico, quadro de instrumentos recuado e tela central de 7″. Bastante intuitiva, a central multimídia vem com Apple CarPlay e Android Auto para espelhamento de celular. Destaque para o volante pequeno e com boa pegada, bem ao estilo do hatch 208. No mais, o acabamento bem cuidado e a boa ergonomia não deixam dúvidas que o 2008 é, sim, uma boa escolha na hora de fechar negócio.
Os ocupantes traseiros vão um pouco apertadinhos, mas são compensados pelos bons materiais de revestimento de bancos e portas. O ar-condicionado tem comando digital e duas zonas.
Ao contrário dos modelos Peugeot comercializados no passado, o sistema de suspensões tem ótimo comportamento até mesmo em pisos nível hard. Mas nada de enfiá-lo no barro, pois, é bom lembrar que não é essa a função do 2008 ou de nenhum dos SUVs urbanos que invadiram as ruas brasileiras nos últimos anos.
Um adendo! O Peugeot 2008 logo deve sofrer alteração drástica. Lá fora, já foi apresentada a nova geração, que se baseia nos irmãos maiores, vulgo, 3008 e 5008.