Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Ninguém quis a Porsche de Hitler !

por Claudio Carsughi 20/08/2019
por Claudio Carsughi 20/08/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Ninguém quis comprar a Porsche de Adolf Hitler, no leilão realizado pela famosa firma Sotheby’s em Monterey, na Califórnia.
O carro, conhecido como “Type 64”, deveria alcançar, de acordo com a avaliação prévia, cerca de 20 milhões de dólares mas o leiloeiro, ao invés de começar com 13 milhões de dólares, anunciou 30 milhões como lance inicial e os interessados desistiram.
Não ficou claro se foi um erro ou se na platéia os interessados ouviram mal, pois, em inglês, é fácil fazer confusão entre “thirteen” (13) e “thirty” (30), mas, de qualquer forma, no painel luminoso apareceu a cifra errada.
“Foi quase um momento cômico”, comentou Johnny Shaughnessy, um colecionador da California, que continuou “a Sotheby’s fez um papelão. Meu pai, anos atrás, teria podido comprar este carro por 5 milhões de dólares, mas nem ele nem outros colecionadores se interessaram pela Porsche de Hitler”.

Provavelmente esta Porsche será vendida num próximo leilão, mas dificilmente alcançará o recorde, que pertence a uma Ferrari vendida no ano passado por 42 milhões de euro. Como curiosidade, vale lembrar que este ano a Aston Martin DB5 de 1965, que foi o carro utilizado por Sean Connery interpretando James Bond no film “Goldfinger”, foi vendida por 5,7 milhões de euro.
Esta Porsche “Type 64” é o modelo mais antigo da marca e deveria tomar parte no rally Berlim – Roma em 1939 que serviria para festejar o “Pacto de Aço” da Alemanha com a Itália. Contudo a invasão da Polônia pela Alemanha a 3 de setembro cancelou o rally.
O carro foi desenhado pelo próprio Ferdinand Porsche, tem um motor de 35 cv, pesa apenas 600 kg e alcança 160 km/h em função disso e de sua sofisticada aerodinâmica. Dele foram fabricados 3 exemplares.

Um caiu nas mãos de soldados norte-americanos que o destruíram ao perder o controle e bater numa ribanceira.
O segundo foi encontrado em pedaços, após a guerra, e devidamente restaurado está atualmente exposto no Museu da Técnica em Hamburgo.
O terceiro (este do leilão) foi adquirido pelo piloto austríaco Otto Mathé que, com ele, disputou e ganhou várias corridas. E hoje encontra-se em perfeitas condições, a carroceria prateada, de alumínio, não tem um risco e o motor pode ainda rodar milhares e milhares de quilômetros.

Observando com cuidado suas linhas, elas não lembram as típicas de um Porsche mas muito mais as do fusca, projetado por Ferdinand Porsche por ordem de Hitler que queria um “carro para o povo”. Assim milhares de alemães pagaram antecipadamente 1.000 reichsmark (que representavam dois meses de ordenado de um importante funcionário público) o carro. Uma nova cidade (Wolfsburg – a cidade do lobo)) foi criada, perto de Hannover para sediar a fábrica. Pois a palavra “wolf”, que significa lobo, era o apelido com o qual apenas os amigos podiam chamar Hitler. Mas essa é uma história que a Volkswagen preferiu, logo após a guerra, esquecer de vez. Como, de resto, “esqueceu” os que tinham pago antecipadamente o fusca e não somente não o receberam mas nem mesmo foram indenizados.
Após a guerra um militar britânico encarregado de avaliar os restos da fábrica e o projeto do carro sentenciou que “aquilo” não valia nada. E foi a sorte da VW que pouco a pouco conseguiu recuperar a fábrica e começou a produzir o fusca, que se tornaria o carro mais vendido no mundo todo.

Ferdinand PorscheFuscaHitlerwolfsburg
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Entrevista: “Os árbitros brasileiros estão usando o VAR como um guarda-chuva”
Próximo
Fiat Grand Siena 2020 vem com kit gás de fábrica

Você também pode gostar...

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados