Ele foi uma das atrações da Honda no Salão do Automóvel de 2018, o Clarity Fuel Cell. Movido por célula de combustível de hidrogênio, ele emite apenas vapor d´agua pelo escapamento quando está funcionando,sendo portanto um veículo de emissão zero. Ele ainda não existe entre nós, é vendido apenas no Japão e pode ser considerado pioneiro, pois sua primeira geração lançada há oito anos. Depois disso, em 2014 a Toyota lançou o Mirai, carro com a mesma tecnologia, que foi apresentado no Salão do Automóvel aqui de São Paulo.
Essa semana está rodando o vídeo da propaganda que se passa em uma Biblioteca, assista:
O Clarity vem com um tanque de alta pressão de hidrogênio, de 70 Mpa (pode ser abastecido em cerca de três minutos, com uma facilidade equivalente a um automóvel movido a gasolina) que permite uma autonomia de aproximadamente 750 km. Aliado a isso, tem um motor elétrico, de 130 kW.
Além de ser abastecido pelo hidrogênio, ele também pode converter o mesmo dos tanques em eletricidade para abastecer uma casa por até sete dias. Para isso, basta conectar o carro a um dispositivo portátil chamado Power Exporter 9000, que o Clarity Fuel Cell se transforma em uma “usina de força sobre rodas”, fornecendo eletricidade para a residência no momento de falta de energia da rede pública.
No início das vendas em seu primeiro ano no Japão, a Honda se concentrou em oferecer o carro para órgãos do governo local e empresas com os quais já mantém parceria para a popularização dos veículos movidos por células de combustível.
O Clarity Fuel Cell é feito na unidade de Takanezawa (município de Tochigi, no Japão) com um volume inicial de 200 unidades/ano e a expectativa futura é lançar o Clarity Fuel Cell na Europa e Estados Unidos, não havendo planos da fábrica de vender o carro no Brasil de acordo com informações da fabricante. Será?