Quando a Honda resolveu colocar no sedan Civic seu motor 1.5 turbo de 173 cv e o completou com um excelente câmbio mecânico de 6 marchas, achei que tinha feito uma aposta certa, dando ao carro, que tem um design avançado e agradável, um apelo esportivo. Claro que essa é uma impressão puramente pessoal, pois sei que muita gente já se rendeu à comodidade, sobretudo no conturbado trânsito urbano, de uma transmissão automática, pelo que a versão com este tipo de transmissão está vendendo mais do que a com câmbio mecânico.
Com esta premissa, foi lógica a renuncia ao câmbio mecânico quando se tratou de definir o Suv HR-V Touring, pois ele se destina a uma faixa de clientes em que a transmissão automática, seja ela de qual tipo for, é praticamente indispensável. Raríssimas mulheres aceitam, especialmente num Suv, a presença de um câmbio mecânico e muitos homens rezam pela mesma cartilha, pelo que a escolha foi racional. E, entre as transmissões automáticas, a preferência pelo modelo CVT se afigura acertada, pois ela é, sempre em minha opinião pessoal, tecnicamente a melhor quando se pensa à perda de torque que o automatismo acarreta.
Este Honda HR-V 2020, que se posiciona bem no meio da gama de Suv, tendo acima dele o CR-V que mede 4,60 metros de comprimento e abaixo dele o WR-V que mede 4 metros, tem tudo para emplacar no mercado, embora custe bem mais que as outras versões do mesmo carro. Mas ele tem outros equipamentos, como o teto solar panorâmico e o sistema LaneWatch, que transmite a imagem do retrovisor direto diretamente para a central multimidia, não presentes nas demais versões. Além, como principal destaque, o motor 1.5 turbo de 173 cavalos a 5.500 rpm e um torque de 22,4 kgfm que aparece já a 1.700 rpm e o torna muito agradável de dirigir.
Pelo resto, ele repete as mesmas qualidades do irmão mais “pobre”, se assim podemos definir a versão de entrada que custa 94.400 reais, com uma suspensão ajustada às novas condições de trabalho e uma saída dupla para o escapamento. E tem preço a partir de 139.900 reais.
Não é oferecido qualquer equipamento opcional, pois o carro já conta com uma lista bem completa, que vai do ar condicionado digital à direção hidráulica com assistência elétrica, à coluna de direção com ajustes de altura e profundidade (item de grande importância para assegurar a posição ideal ao motorista), ao controle de tração e estabilidade, aos sensores de chuva, crepusculares, de estacionamento dianteiro e traseiro, à central multimídia com tela de 7″ e navegador com GPS integrado, funções Android e Apple CarPlay e tantas outras coisas que o tornam um veículo bem completo.