A nova BMW Série 1 introduz uma revolução tecnológica, subvertendo a tradição ideológica da montadora alemã de que carro tem – obrigatoriamente – ter tração traseira. Isto para ter uma distribuição de pesos otimizada, uma grande precisão da direção e uma conduta, mesmo guiando esportivamente, sempre segura e confiável.
O preço disso tudo, naturalmente, se paga em termos de menor espaço interno, dificuldade em alojar confortavelmente três pessoas no banco traseiro e maior peso total do veículo.
Com a nova Série 1, que chega à sua terceira edição (a primeira foi em 2004), a BMW muda completamente e – para desespero dos puristas e de seus mais tradicionais clientes – adere à tração dianteira.
Rodando com o carro, contudo, percebe-se que nada se perdeu em termos de dirigibilidade e pilotagem esportiva do carro, como o prazer de dirigí-lo, mantendo as características de reações prontas, seguras e rápidas.
A mais, tem-se um habitáculo mais espaçoso e confortável em que pese as dimensões externas não terem aumentado. Pelo contrário, é até ligeiramente mais curta (são apenas 5 mm a menos, na verdade), com 4,32 m e 1,79 de largura e 1,43 de altura. Mas o espaço para os joelhos dos passageiros que sentam atrás aumentou 33 mm e tanto o motorista como o passageiro da frente tem mais 42 mm de espaço longitudinal à disposição. Em consequência, agora é mais fácil entrar e sair do carro.
Por fim vale lembrar que o espaço do porta-malas foi incrementado em 20 litros, passando a 400 litros em posição normal e 1.200 com o assento traseiro dobrado. E a abertura da tampa, pela primeira vez na BMW Série 1, agora é elétrica.
Quanto à carroceria foram introduzidas numerosas mudanças, nenhuma clamorosa, evidentemente, mas suficientes para mostrar que se trata de outro carro. Assim temos uma frente ligeiramente diferente, os faróis são inclinados para baixo, as laterais são “limpas” e as saídas de escape tem 90 mm de diâmetro.
Com relação à parte mecânica vale destacar a presença da tecnologia ARB (actuator-related wheel slip limiter), que se posiciona diretamente na “centralina” do motor e não mais na DSC (Dynamic Stability Control) reduzindo assim as várias passagens dos sinais e transmitindo as informações três vezes mais rapidamente.
Este sistema atua em estreita colaboração com o DSC com a finalidade de reduzir a saída de frente, típica dos carros com tração anterior e elevada potência. E ainda na curva aciona o sistema de freios antes que o carro possa deslizar. Por fim, vale lembrar que a suspensão traseira é do tipo multi-link.
Seus diretos concorrentes no mercado são Mercedes Classe A, Audi A3 e Volvo V40.
FICHA TÉCNICA : BMW SÉRIE 1 118d
Cilindrada : 1.995 cm³
Potência : 150 cv
Toque : 35,7 mkgf
Aceleração : 0-100 km/h em 8,4 s
Velocidade máxima : 216 km/h
Comprimento : 4.320 mm
Largura : 1,800 mm
Altura : 1,430 mm
Peso : 1.430 kg