Já houve o tempo em que a capital do futebol brasileiro era o Rio de Janeiro. Teve também São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte… Mas hoje, qual seria?
Há quem diga que paulistanos são os donos do futebol brasileiro. Atual campeão nacional dos pontos corridos, o Palmeiras é o time com maior receita do país, investimento que mostrou relevância na temporada passada (semifinalista da Libertadores e da Copa do Brasil, além do título brasileiro). Hoje, a equipe de Felipão é líder do Brasileirão.
Há também os que defendem que Minas Gerais pode ser o estado onde se concentra o melhor futebol do país. O Cruzeiro chega à sua quarta semifinal consecutiva de Copa do Brasil. É o atual campeão do torneio, sob a batuta de Mano Menezes. Um raio cair quatro vezes no mesmo lugar, de fato, é de chamar a atenção; mas em meio a tudo isso tem um porém: pelo Campeonato Brasileiro, o clube celeste não vence há sete jogos.
E, por fim, há os que afirmam que Porto Alegre é a capital do futebol brasileiro. Isso porque a dupla Grenal garantiu vaga nas semifinais da Copa do Brasil. No Brasileiro do ano passado, ambos ficaram no G-4. Esse ano, o Inter briga na parte de cima, enquanto o Grêmio está instável no meio da tabela. O time de Renato Gaúcho, no entanto, mostra-se como um grande copeiro – vide o título da Libertadores de 2017.
Se atualmente existe uma capital do futebol brasileiro, eu não sei. O nível por aqui anda tão baixo que fica difícil apontar com total certeza; mas o tema ainda rende boas discussões…