Viver e ter sucesso com os objetivos não é uma receita de bolo. De acordo com os autores israelenses Ronen Gafni e Simcha Gluck, não existe fórmula certa para o que se quer alcançar. Na obra, que será lançada pela Editora Voo, no Spaces Berrini, no dia 31 de julho, eles explicam que o segredo para o novo empreendedorismo e para alcançar a vitória está na mudança de mindset: fazer o que é apropriado ao jogo da própria vida e de forma colaborativa, para o bem comum. Segundo os autores, se os escopos são subjetivos, nada mais coerente do que os caminhos para realizá-los também sejam.
Quebra de paradigmas, aplicação da nova economia, valores éticos, perda do medo na hora da tomada de decisões e pensamento global são algumas das ideias abordadas. A metodologia de Gafni e Gluck ganhou vida no jogo FreshBiz, um game corporativo de mesma autoria que é utilizado para identificar comportamentos e potencialidades. O uso do “z” na palavra empreendedores é explicado no livro e vem do conceito de Freshbizers, pessoas que atuam com uma mentalidade de quem entende a essência da metodologia apresentada. A ideia é aprender a encarar obstáculos como fases e oportunidades de crescimento e não como estresses desnecessários.
Sócia-fundadora da Apoena (empresa especializada em uso de jogos para potencializar relações e negócios), Graziela Merlina é a representante oficial do jogo no Brasil. Para ela, conhecedora profunda dos conceitos por trás de “Os Novos Empreendedorez”, os resultados através do game são impactantes: “Ao trazer para o formato de um jogo os desafios do mundo corporativo, temos a oportunidade de refletir sobre o impacto do nosso comportamento, enxergando novas soluções para os mesmos problemas. É perceptível a mudança de mentalidade que ocorre durante uma rodada. E isso é algo que podemos aplicar em todos os aspectos de nossa vida”.
No evento do dia 31 de julho, Merlina apresentará sua experiência de quatro anos com o game no país e mediará uma conversa com importantes executivos de empresas impactadas pela metodologia, como: Marcelo Carvalho, diretor de RH da SAP Brasil; Fabio Cassimiro Vieira, gerente de gestão de desempenho, compliance e sustentabilidade do Hospital Albert Einstein; Beatriz Davi de Oliveira, Head de Marketing da Eventbrite e Nina Cotrim Kauss Silva, Consultant Talent Management da Avon.
Por que trazer a obra ao Brasil? Segundo Merlina, a motivação de representá-lo veio da necessidade de questionar a forma como fazemos negócios e, ao mesmo tempo, criar acesso, reflexão e experimentação em um modelo em que a abundância, a colaboração e a criatividade tenham voz.
Comunicação não violenta, empatia, relacionamento e espaço de conversa são alguns dos conceitos que serão abordados no talk do lançamento, com executivos. A abertura contará com um vídeo exclusivo, onde os autores do livro farão a apresentação da obra. A segunda parte do lançamento será de degustação do game com facilitadores credenciados e rodada de networking. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo site http://bit.ly/VOO-Empreendedorez. As vagas são limitadas.
Sobre os autores
Ronen Gafni é criador e fundador do FreshBiz e já treinou cerca de 5 mil pessoas em mais de 20 países no processo de desenvolvimento de um mindset empreendedor. Desde startups, empresários e executivos até membros de conselhos empresariais, conferências e alunos de MBA.
Simcha Gluck é empreendedor em série com expertise em vendas, marketing e coaching. Atualmente, como fundador do FreshBiz, Simcha vive sua paixão por viajar e ensinar pessoas ao redor do mundo a levar suas vidas e seus negócios para o próximo nível, por meio do pensamento empreendedor e do jogo FreshBiz.