O espanhol Marc Marquez é indiscutivelmente o “rei”do circuito alemão de Sachsenring onde domingo venceu pela décima vez. E o fez bem a seu estilo : largou na ponta, foi ampliando até 3 segundos sua vantagem, daí para frente, embora sem correr riscos desnecessários, incrementou essa vantagem e cruzou a linha de chegada com os braços cruzados, sem segurar o guidão da moto!
A corrida, contudo, teve muitas disputas tanto para definir os dois que acompanhariam Marquez no pódio como pelas posições imediatamente subsequentes. E, nessas disputas, dois foram ao chão, encerrando prematuramente sua participarão. Na 2.a volta coube ao francês Quartararo cair com sua Honda, e quando faltavam 11 voltas à bandeirada foi a vez do espanhol Rins e sua Suzuki dizerem adeus a um provável segundo lugar no pódio.
Assim o segundo lugar foi de Viñales, mostrando que sua Yamaha se encontrava à vontade no tortuoso circuito alemão, onde a maior reta tem apenas 800 metros, seguido por Crutchlow, com Honda não oficial.
Como se previa, a Ducati teve problemas de maneabilidade no circuito e na disputa interna na equipe Petrucci levou a melhor sobre Dovizioso, o que facilitou ainda mais as coisas para Marquez aumentar sua vantagem no mundial. Agora, com efeito, são 58 seus pontos de vantagem sobre Dovizioso, o que significa que, mantendo-se a diferença acima de 50 pontos, Marquez poderia ser campeão antes de disputar os dois últimos GPs!