Fotos: divulgação Mercedes
A Mercedes acaba de apresentar na Europa a versão sedan de sua Classe A, um tipo de carro muito apreciado tanto na China como nos Estados Unidos e por aqui. O terceiro volume é curto, mas aumenta a capacidade do porta-malas de 370 para 420 litros.
Trata-se de uma re-elaboração da versão sedan que o projetista-chefe Gordon Wagener fez lembrando as históricas “baby Benz” desde a 190, com um aspecto agressivo, elegante e cada vez mais feliz em termos aerodinâmicos. E com isso oferece, na prática, o mesmo carro em três versões : Classe C, Cla Coupé e agora sedan.
Isto faz sentido na ótica dos dirigentes alemães que desejam conquistar uma nova faixa de clientes, uma faixa mais jovem, prosseguindo um trabalho que já conseguiu rejuvenescer de 13 anos o cliente médio da Mercedes.
A primeira impressão é o destaque que a inédita traseira fornece a todo o conjunto, sobretudo na versão Premium onde, com o opcional AMG Line, temos rodas em liga leva de 18″, pins cromados na parte inferior do capô e até mesmo os faróis Led High Performance incluídos nos grupos óticos. A sensação é que todas as linhas da carroceria sejam “macias” com uma “limpeza” formal muito agradável.
O design permitiu alcançar um recorde mundial, pois com Cx de 0,22 (coeficiente aerodinâmico) e seção frontal de 2,19 m² este Classe A sedan tornou-se o carro de série com a menor resistência aerodinâmica já produzido.
No interior o destaque vai para o duplo display (de 7 e 10,25 polegadas) que pode ser configurado em 3 diversas versões e se assemelha a uma asa encostada no painel. A quantidade de informações tecnológicas disponíveis pretende um estudo cuidadoso para a desejada personalização. E a Mercedes buscou tornar isso de fácil utilização, sem interferir no prazer de dirigir.
A inteligência artificial, denominada Mbux (Mercedes-Benz User Experience), poderá tornar inúteis aquelas de Android e Apple, fornecendo ao motorista a utilização de comandos vocais sem fórmulas previamente definidas e sem lentidão nas frases.
O sistema atua razoavelmente bem, melhor do que fazem Siri ou Alexa, mas certamente ainda pode ser bastante aperfeiçoado.
Dirigindo este Classe A sedan fica-se logo à vontade para exigir dele tudo o que pode fornecer em termos de prazer de dirigir, com uma direção precisa, uma sistema de freios à altura, uma estabilidade à toda prova e, naturalmente, elementos de segurança e conforto dignos da marca.
Ficha técnica – Mercedes-Benz Classe A
Preço estimado: R$ 170.000
Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 4 cilindros, 1.991 cm3; 16V, turbo, 190 cv a 5.800 rpm, 30,6 mkgf a 1.600 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson dianteira e eixo de torção traseira
Freios: disco ventilado dianteiro e disco sólido traseiro
Direção: elétrica
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: 454,9 cm (comprimento); 179,6 cm (largura); altura, 145,1 cm (altura) ; entre-eixos, 272,9 cm (entre-eixos); 1.520 kg de peso; 420 l( porta-malas) e tanque de 51 litros.