Isto faz sentido na ótica dos dirigentes alemães que desejam conquistar uma nova faixa de clientes, uma faixa mais jovem, prosseguindo um trabalho que já conseguiu rejuvenescer de 13 anos o cliente médio da Mercedes.
A primeira impressão é o destaque que a inédita traseira fornece a todo o conjunto, sobretudo na versão Premium onde, com o opcional AMG Line, temos rodas em liga leva de 18″, pins cromados na parte inferior do capô e até mesmo os faróis Led High Performance incluídos nos grupos óticos. A sensação é que todas as linhas da carroceria sejam “macias” com uma “limpeza” formal muito agradável.
O design permitiu alcançar um recorde mundial, pois com Cx de 0,22 (coeficiente aerodinâmico) e seção frontal de 2,19 m² este Classe A sedan tornou-se o carro de série com a menor resistência aerodinâmica já produzido.
No interior o destaque vai para o duplo display (de 7 e 10,25 polegadas) que pode ser configurado em 3 diversas versões e se assemelha a uma asa encostada no painel. A quantidade de informações tecnológicas disponíveis pretende um estudo cuidadoso para a desejada personalização. E a Mercedes buscou tornar isso de fácil utilização, sem interferir no prazer de dirigir.
A inteligência artificial, denominada Mbux (Mercedes-Benz User Experience), poderá tornar inúteis aquelas de Android e Apple, fornecendo ao motorista a utilização de comandos vocais sem fórmulas previamente definidas e sem lentidão nas frases.
O sistema atua razoavelmente bem, melhor do que fazem Siri ou Alexa, mas certamente ainda pode ser bastante aperfeiçoado.
Dirigindo este Classe A sedan fica-se logo à vontade para exigir dele tudo o que pode fornecer em termos de prazer de dirigir, com uma direção precisa, uma sistema de freios à altura, uma estabilidade à toda prova e, naturalmente, elementos de segurança e conforto dignos da marca.
Ficha técnica – Mercedes-Benz Classe A
Preço estimado: R$ 170.000
Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 4 cilindros, 1.991 cm3; 16V, turbo, 190 cv a 5.800 rpm, 30,6 mkgf a 1.600 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson dianteira e eixo de torção traseira
Freios: disco ventilado dianteiro e disco sólido traseiro
Direção: elétrica
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: 454,9 cm (comprimento); 179,6 cm (largura); altura, 145,1 cm (altura) ; entre-eixos, 272,9 cm (entre-eixos); 1.520 kg de peso; 420 l( porta-malas) e tanque de 51 litros.