Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Fiat Mobi, o carro de 32.990 reais

por Claudio Carsughi 30/07/2019
por Claudio Carsughi 30/07/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Fotos: Divulgação

   

Projetar um carro de luxo pode ser difícil, mas criar um carro popular que atenda aos requisitos mínimos e tenha um custo industrial que permita um preço de venda competitivo, é ainda mais difícil.

Foi esta a tarefa dada à engenharia da Fiat quando foi o caso de fazer o menor carro da gama, o Mobi, que está à
venda, em sua versão de entrada, por 32.900 reais e que testamos por um bom tempo nas condições mais delicadas.

Começamos por pegar um carro usado, um Mobi de 2016, com 22.800 km rodados e o utilizamos nas mais diferentes situações urbanas. A primeira constatação, é que se trata de um carro econômico, pois, sem maiores cuidados, obtivemos a marca de 9,6 km/l de gasolina.  Isto indica que um usuário cuidadoso poderá fazer 10 km/l sem muitos problemas.

A segunda constatação, pouco frequente em carros populares, é que, embora usado, o Mobi mantinha uma boa vedação acústica, dando aos usuários um conforto acima de média.

Quanto à estabilidade ela se encontra dentro do que o carro se propõe (isto é, ser um tranquilo veículo urbano) e o mesmo vale quanto à frenagem, sempre correta e imobilizando o veículo em espaços normais.

A direção é precisa, permitindo colocar o Mobi na trajetória desejada, e o motor 1.0 8 válvulas (aqui a busca da economia se faz presente, pois um 16 válvula com turbo daria muitos cavalos à mais) com seus 73 cv (com gasolina) e 75 (com etanol), sempre a 6.250 rpm, dá conta do recado.

Quanto ao acabamento, com largo uso de plástica rígida no painel e nas portas, é o que se poderia esperar de um carro popular. E o estofamento dos bancos segue o mesmo perfil.

Com relação à habitabilidade, embora anunciado como um veículo para 5 pessoas (aliás, não é o único produto nacional a fazer isso) na verdade tem 4 lugares. Pois atrás, somente em pequenos percursos é que podem encontrar lugar 3 pessoas de estatura normal. Mas é óbvio que num carro que mede apenas 3,596 metros seria impossível fazer mais, em que pesem os projetistas terem conseguido um entre-eixos de 2,305 metros, parecido com o de vários veículos de categoria superior.

E a capacidade do porta-malas é reduzida, sendo mais adequado às compras no supermercado que a uma eventual viagem.

Em resumo, o Mobi é um carro sobretudo destinado ao uso urbano, de fácil manutenção e preço adequado. Quem quiser um carro mais luxuoso ou mais potente, deve se preparar a gastar bem mais…

carro popularcarro urbanoFiatMOBIMobi DriveMobi waypreços Mobi
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Santos é o novo líder
Próximo
Santos precisa de reforço para se manter como líder do Brasileirão

Você também pode gostar...

Futura nacional, Poer P30 é uma picape turbodiesel raiz

Ferrari 849 Testarossa: a mais potente já produzida

Mercado automotivo: pela primeira vez, Brasil importa mais da China do que da Argentina

Portfólio 2026 da Citroën está repleto de novidades

Toyota Corolla ganha versão híbrida de entrada

Pré-venda do novo VW Golf GTI é cheia de ‘restrições’

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Futura nacional, Poer P30 é uma picape turbodiesel raiz

Ferrari 849 Testarossa: a mais potente já produzida

Mercado automotivo: pela primeira vez, Brasil importa mais da China do que da Argentina