A chuva acabou sendo a grande protagonista do GP da Alemanha de F1, disputado no circuito de Hockenheim e ganho – merecidamente – por Verstappen com sua Red Bull, seguido por Vettel com Ferrari e Kvyat com Toro Rosso.
A chuva foi a grande protagonista e sua alternância provocou acidentes, com 4 “safety car” reais e mais 3 virtuais, e um número enorme de trocas de pneus. E a vitória de Verstappen ficará na história do mundial, juntamente com o segundo lugar de Vettel que, lembremos, largou em último lugar por não ter podido disputar o treino oficial de sábado.
Completando o pódio, um inesperado Kvyat, com a Toro Rosso que voltou a um pódio depois de 11 anos (a vez anterior fora com Vettel em Monza em 2008), marcou um GP emocionante e incerto até a fase derradeira.
Para a Mercedes, ficou uma verdadeira tragédia, com Hamilton errando muitas vezes, infringindo o regulamento, sendo penalizado enquanto seu companheiro Bottas terminava a corrida de encontro ao guard-rail. E isto aconteceu exatamente no GP “de casa”, o que aumentou ainda mais a decepção, embora, em termos de luta pelo título, não tenha praticamente mudado nada, com Hamilton continuando na condição de favorito destacado deste mundial.