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AudiIndustria Automobilistica

Audi Q5 tem boa pegada, aparência e conteúdo

por Claudio Carsughi 16/07/2019
por Claudio Carsughi 16/07/2019
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Fotos: Gabriella Carsughi


Texto: Vagner Aquino

Para quem aprecia um carro alto, robusto e com motor potente, o Audi Q5 está na medida certa. A rivalidade direta com os europeus Volvo XC60, BMW X3 e Land Rover Discovery, entre outros, dá a dimensão do quão premium é este Audi, que tem motor 2.0 TFSI com quatro cilindros em linha e movido a gasolina. Sua potência é de 252 cv a partir dos 5.000 giros.

Em meio ao trânsito, o Q5, que traja tom negro e calça pneus 235/55 sobre as rodas de 19 polegadas nesta unidade de avaliação (versão Prestige Plus), não consegue esconder sua imponência. Torceu muitos pescoços ao longo da semana de testes.

A vasta lista de itens de série permite auxiliar na comodidade ao motorista. Ajuste de banco (também para o passageiro da frente), direção e freio de estacionamento têm uma coisa em comum: são todos elétricos. Já o Audi Smartphone Interface, por exemplo, permite conexão de telefones por meio de cabo USB. Com isso, o conteúdo do aparelho é exibido diretamente na tela MMI do veículo. O quadro de instrumentos também é digital e personalizável – pode, por exemplo, exibir o mapa do sistema de navegação.

Apesar de não ser touch screen, a tela central, além de gráfico excelente, tem fácil manipulação. A possibilidade de, literalmente, escrever o endereço de destino no GPS, por exemplo, é um capítulo à parte. Uma ideia e tanto que serve de alternativa aos que não se familiarizam com o botão giratório utilizado nos modelos comercializados pela da marca.

O ar-condicionado tem três zonas. A suspensão é excelente. Tem assistente de estacionamento e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico. O teto é solar e panorâmico e, na lista, também tem o Drive select, onde é possível escolher o modo de direção entre: Off-road, Automatic, Dynamic, Individual, Comfort e Efficiency. Por falar em modo eficiente, a média de consumo do Q5 durante a semana de avaliação, na cidade, teve média de 10,1 km/l. Não é ruim levando em conta a parrudez do modelo – são 1.720 quilos.

Medidas e equipamentos

Não é tarefa fácil encontrar vagas para um veículo com 4,67 metros de comprimento (altura e largura têm, respectivamente, 1,66 e 1,89 metros), tampouco andar pelas estreitas faixas das avenidas paulistanas – onde é ainda necessário dividir espaço com os motociclistas! Quem mora em prédio ou trabalha em lugares com vagas apertadas, é bom pesar este quesito na hora de fechar negócio. Já aos que curtem imponência, o Q5 é um prato cheio.
O porta-malas é bem espaçoso, como cabe a um SUV dessa categoria.

Se as medidas podem ser um problema – exceto o entre-eixos, de 2,82 metros -, o requinte do Audi Q5 compensa. Como manda a tradição alemã, o acabamento é impecável. Desde o painel – que é recheado de detalhes cromados – até o revestimento dos bancos (em couro). Tudo é muito bem acertado.

Com torque de 37,7 kgfm, já disponível aos 1.600 rpm (até os 4.500 giros), o veículo tem respostas rápidas e entrega agilidade ímpar. Chega aos 100 km/h em (breves) 6,3 segundos. De acordo com a ficha técnica, são 237 km/h de velocidade final. A agilidade do câmbio Stronic de sete velocidades é louvável. E, como manda a tradição, a tração é Quattro. Sendo assim, caso o seu rolê seja na terra, vá sem medo! Mas, isso, fica para outro capítulo.
O preço dele é de R$ 289.900,00.

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Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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