A tendência do mercado automobilístico privilegia o segmento SUV médio, veículos de dimensões compactas mas com carroceria mais alta, que asseguram agilidade no trânsito urbano e uma posição de dirigir mais elevada. Bem conhecendo isso, a Ford acaba de propor uma interessante alternativa a seus concorrentes: trata-se do Puma, que utiliza o nome do conhecido fabricante de carros esportivos brasileiros do passado e é fabricado na Romênia, chegando esse ano ao mercado europeu e não há previsão para o Brasil.
O Ford Puma apresenta um design moderno, com soluções originais, e utiliza a mesma plataforma do Fiesta, com espaço adequado a cinco passageiros. Isto percebe-se facilmente no banco traseiro onde mesmo passageiros de estatura acima da média encontram facilmente seu lugar, e é realçado pelo porta-malas que permite colocar objetos largos até 1 metro e altos até 1 metro e meio. Este porta-malas, aliás, tem uma cavidade inferior, desprovida de revestimento, dotada de uma tampa, útil para lavar o conjunto e depois fazer sair a água suja.
As medidas do novo Puma ainda não foram divulgadas pela Ford, só a capacidade do porta-malas, de 456 litros, um pouco maior em relação ao Honda HR-V, que tem 437 litros.
O habitáculo lembra imediatamente o Fiesta, tanto no painel como nos bancos, que inclusive os da frente podem ter massageadores. Tem teto solar panorâmico, central multimídia com tela de 8 polegadas com Apple Car Play e Android Auto, e 10 alto falantes Bang&Olufsen. Por fora destacam-se as linhas robustas mas harmoniosas que conferem certo toque de elegância ao conjunto, sendo que a versão ST-Line oferece ainda rodas de liga leve de 19 polegadas.
Na parte mecânica serão usados os conjuntos motor-transmissão já conhecidos, pelo que certamente não teremos nenhuma desagradável surpresa ao utilizá-lo.O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 7 e o motor é o 1.0 turbo de três cilindros da linha Ecoboost, que pode entregar 125 ou 155 cavalos de potência. Aliado a ele, está o sistema “híbrido leve”, que substitui o alternador convencional por uma bateria de 48 volts.