Não é de hoje que o São Paulo vem desagradando seus torcedores. A imagem do time vitorioso de anos atrás está cada vez mais esmaecida, tal qual velhos fotos em branco e preto. E a parte mais exaltada da torcida não economiza xingamentos pesados em relação ao presidente Leco e ao diretor Rai, indicados como culpados pela situação.
Em minha opinião é lógico o desencanto dos torcedores que, em qualquer lugar do mundo, sempre querem o melhor para seu time do coração. Mas é também preciso apelar para a racionalidade, para não se ter uma imagem distorcida da realidade.
A realidade, nua e crua, é que o São Paulo não tem dinheiro para grandes investimentos. E não estou pensando em Cristiano Ronaldo ou Messi, o que seria utopia, mas em reforços por assim dizer normais. E, ao mesmo tempo, poder conservar em seu elenco jogadores ambicionados por outros clubes, notadamente do exterior.
Isso o São Paulo não tem conseguido fazer, e daí o sentimento de impotência quando enfrenta um adversário teoricamente à sua altura, como o Bahia, e é sumariamente eliminado, sem qualquer chance de contestação. Nos dois jogos pela Copa do Brasil o Bahia foi melhor, e merecidamente eliminou o São Paulo.
Para o torcedor, fica apenas esperar por dias melhores…se – e quando – virão ninguém sabe…
São Paulo : uma crise sem fim ?
Anterior