Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

O Brasil e a burocracia : quem vencerá ?

por Claudio Carsughi 06/06/2019
por Claudio Carsughi 06/06/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

A reunião mensal da Anfavea enfocou um problema que eu conheço desde que cheguei ao Brasil, no já longínquo ano de 1946 : a burocracia. Aliás talvez escrever essa palavra com mais um erre (BURROcracia) seria mais adequado à realidade de uma praga que atrapalha e até tolhe em muitos empreendedores qualquer vontade de investir em novos projetos.
Uma enxurrada de leis, decretos, regulamentados ou ainda esperando sê-los, se soma a impostos federais, estaduais e municipais que causam uma perda de receita e um custo operacional (afinal todas as empresas se vêem obrigadas a manter caras equipes só para desvendar esse matagal de imposições legais) incríveis. Eu mesmo, outro dia, perdi 2 horas para conseguir pagar um imposto de R$ 15 de um catálogo importado da Suíça, que, aliás, até o ano passado não exigia esse pagamento.
Deixando de lado questões pessoais, não consigo entender como o Brasil consegue manter este ineficiente e infeliz arcabouço legislativo e não o substitui, no caso específico dos impostos, num único, que seria o IVA, de âmbito federal. Cabendo depois ao Governo distribuir equitativamente a porcentagem que caberia a cada Estado ou Município, conseguindo assim, indiretamente, acabar com a verdadeira “guerra fiscal” que os Estados implantaram, no afã de chamar para seu território novos e interessantes investimentos. As recentes “brigas” por ocasião da instalação de novos polos automotivos no Nordeste são um dos exemplos mais claros disso.
Para mim, esta é ainda uma esperança, sem muita convicção de que um dia, antes de morrer, possa vê-la transformada em radiosa realidade. Mas como a esperança é a última que morre…

anfaveaBrasil impostoscarga tributáriaGovernoimpostosIVAreforma previdênciatributação
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Vem aí o novo HB20, totalmente reformulado!
Próximo
Causas do corte de Neymar

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência